sexta-feira, 31 de julho de 2009

PMDB na oposição


Sobre os rumores de que, com candidatura declarada do ministro Geddel Vieira Lima, a base peemedebista da Assembleia Legislativa, tão logo os trabalhos fossem retomados - nesta segunda-feira (3) -, debandaria para a oposição, ao menos por enquanto, o líder do PMDB na Casa, Leur Lomanto Jr. prefere manter o discurso de “paz e amor”. Segundo ele, a declaração da candidatura de Geddel não mudará a relação entre os petistas e peemedebistas na Assembleia. “O PMDB continuará votando nos projetos que são a favor da Bahia, assim como permanece na base do governo”, declarou. Fontes seguras, no entanto, garantem que a postura amena dos deputados peemedebistas, só se sustentará até setembro quando os encontros regionais da sigla se findam e a decisão será, de fato, oficializada. [blog Janio Lopo].

Frigorífico Vale do Sol

As atividades do Frigorífico “Vale do Sol”, nova denominação do Frisuba, deverão começar entre os dias 20 e 30 de agosto. O anúncio foi feito pelo empresário Ruy Marcos Nogueira, durante visita ao prefeito Luiz Amaral, na tarde desta quarta-feira. Informou também que a reforma da estrutura física encontra-se em fase de conclusão e que a empresa não entrará em operação com sua capacidade máxima de abates. Inicialmente, serão abatidas cerca de duzentas rezes. Devem ser contratados em torno de 60 profissionais. O Frigorífico de Jequié, empresa tradicional da cidade, encontra-se desativada deste dezembro de 2007. Neste período, o mercado local de carne bovina vem sendo abastecimento por frigoríficos de cidades como Feira de Santana e Amargosa. Existem denúncias perante o Departamento de Vigilância Sanitária, órgão ligado a Secretaria de Saúde do Município, relacionadas ao comércio de carne de procedência duvidosa na cidade. A fiscalização, visando coibir possíveis irregularidades no abate, no transporte e na comercialização de carnes vem sendo intensificada no Município.

Má notícia para quem usa o telefone fixo

As empresas de telefone fixa poderão reajustar tarifas em até 5,07%, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O valor do Índice de Serviços de Telecomunicações se refere aos últimos 13 meses, de maio de 2008 a junho de 2009, e serve de referência para o aumento. Considerando o período entre maio do ano passado e maio de 2009, o índice seria de 4,98%. A Anatel ainda não decidiu se vai usar o acumulado em 12 ou 13 meses. “Cada companhia vai pedir à agência que libere a correção com base no chamado Fator X: produtividade, lucros e investimentos”, explicou Eduardo Tude, da consultoria Teleco. Ele calcula que o reajuste final ao consumidor fique perto de 2%. Os índices para cada companhia devem ser divulgados até o fim da próxima semana.

ASPOJER


A eleição da Aspojer (Associação de Policiais Militares e Bombeiros) que apresentou como resultado a vitória da chapa encabeçada pelo vereador Deyvison Batista (PT), ainda não chegou a um desfecho pacífico. A chapa que ficou na segunda colocação vem questionando o processo eleitoral na Justiça e acaba de conseguir uma liminar concedida pela Juiza Maria Lúcia Ramos Prisco, tornando sem efeito o resultado, para que sejam convocadas novas eleições. A diretoria que está em pleno exercício do mandato, constituiu o escritório do advogado Luciano Sepúlveda para dar entrada num agravo de instrumento, que garantiria a manutenção do resultado do pleito. O assunto ainda promete muitos capítulos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Maracás, baixas temperaturas


A noite (28.07) e madrugada da última quarta-feira (29.07), a temperatura no município de Maracás a 92 Km de Jequié segundo alguns moradores chegou aos 6 graus. Foi a mais baixa temperatura registrada neste ano de 2009, nos meses de maio e junho quando normalmente o frio em Maracás chega aos 12 e 14 graus, este ano não aconteceu, mais nos últimos dias tem caído muito a temperatura obrigando a todos ficarem dentro de suas casas agasalhados.

Já aqui em Jequié, parece que não existe inverno!

Mais sobre as obras da Ferrovia Oeste-Leste


As obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste terão inicio em dezembro, no trecho de 530 km, ligando Ilhéus a Caetité. O anúncio foi feito pela Valec, empresa do Ministério dos Transportes que cuida de grandes construções relacionadas à pasta em todo o Brasil. As obras saem independentemente da realização do leilão de subconcessão e que há R$ 370 milhões disponíveis para o processo em 2009. Toda a ferrovia deverá ser financiada por recursos próprios do governo e provenientes das subconcessões. Estas, no entanto, deverão ser feitas apenas no ano que vem porque, de acordo com a Valec, a condição de crise que a economia mundial atravessa não viabiliza a abertura do processo. No seu traçado a ferrovia passa pelo município de Jequié.

Dois apresentadores da Rede Globo de televisão infectados com a Gripe A


A Rede Globo confirmou nesta quarta (29) que a apresentadora do Jornal Hoje, Sandra Annenberg, está mesmo infectada pela Gripe A. Afastada desde o último dia 22, ela estava entre os suspeitos de ter contraído a nova gripe e, depois de uma série de exames, teve a doença confirmada. Apesar disto, está em boa condição de saúde e já confirmou que em breve voltará aos trabalhos na bancada da emissora. É o segundo caso de gripe entre funcionários da empresa. No mês passado, o apresentador André Marques, do Vídeo Show, também ficou doente depois de ter voltado da Argentina. (G 1)

Frigorifico reabrirá em Jequié


A partir de agosto a carne bovina consumida pela população de Jequié voltará a ser abatida na própria cidade. O Frigorífico Vale do Sol (nova denominação do Frisuba), voltará a operar com um abate diário de 500 reses. A confirmação foi feita pelo diretor proprietário da nova empresa, Ruy Marcos da Silva Moreira, também proprietário da rede de postos “Passarela”, com matriz na cidade de Vitória da Conquista. A carne proveniente do matadouro passa por inspeção técnica do Ministério da Agricultura. Na etapa inicial de funcionamento, o Frigorífico Vale do Sol deverá oferecer 60 postos de trabalho, em sua maioria operários com experiência no setor, ex-funcionários da empresa que lhe antecedeu.

Suspeitas que Jequié conte com primeiro paciente com Gripe A


O crescimento do número de casos de pessoas infectadas pela Gripe A (H1N1) no Brasil e a confirmação de registros da doença na Bahia, (62 mortes no país) está começando a resultar num clima de pânico na comunidade. Na tarde de quarta-feira (29) deu entrada na emergência de um hospital da rede privada de Jequié, paciente bastante resfriada e espirrando em demasia. A presença dessa paciente levantou suspeita de um possível caso relacionado com a gripe suína e os profissionais que estavam no setor, de imediato passaram a fazer uso de máscaras cirurgicas e o acesso de pessoas foi temporáriamente interrompido. Não houve nenhuma comprovação ou confirmação da paciente estar realmente infectada. Justificadamente todos estão preocupados e ações preventivas e mudanças de hábitos se fazem necessárias.

A Bahia confirma, a não adesão ao horário de verão

O governador Jaques Wagner reafirmou que a Bahia não vai aderir ao Horário de Verão. “Por enquanto, está mantida a decisão de que não haverá Horário de Verão na Bahia, como nos demais estados do Nordeste”, garantiu. Wagner disse também que ouviu argumentos de empresários do setor econômico. O Fórum Empresarial da Bahia alega que o Estado sofre prejuízo por estar fora da mudança. Os argumentos dos trabalhadores também foram ouvidos pelo governador, sobretudo dos trabalhadores do Pólo Petroquímico e domésticos que precisam acordar cedo e temem pela segurança.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Getúlio Vargas mostra Wagner na frente para disputar reeleição para o governo do estado





Pesquisa encomendada pela Fundação Instituto Getúlio Vargas, do PTB, realizada na Bahia de 8 a 16 de julho com duas mil pessoas em Salvador e mais 35 municípios baianos, aponta o seguinte cenário para a sucessão baiana avaliando as três candidaturas praticamente postas. Na espontânea para governador, Jaques Wagner (PT) lidera com 24,7%, Paulo Souto (DEM) vem com 12,2% e Geddel Vieira Lima (PMDB), com 5,7%. A rejeição de Paulo Souto é a maior, de 11,5%, a de Jaques Wagner, bate 10,8% e a de Geddel é a menor, de 4,3%. Na pesquisa estimulada, Wagner chega 35,8%, Paulo Souto bate 27,8% e Geddel, 14,7%. A pesquisa foi realizada em mais seis estados para avaliação de cenário e definição de estratégias pelo Instituto Getúlio Vargas, presidido pelo ex-deputado federal baiano Benito Gama. É importante destacar que Geddel assume uma posição de destaque perante aos demais concorrentes pelo menor índice de rejeição.

IFET-Bahia antigo CEFET, inicia suas obras em Jequié




O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, esteve no terreno onde será construída a sede do IFBA - Instituto Federal da Bahia [ex-CEFET], nesta terça-feira [28], e autorizou o início das obras. A primeira fase de implantação - serviço de terraplanagem - depende da Prefeitura. Ele esteve acompanhado do diretor de Infraestrutura da Instituição, Paulo Sérgio Ramos; do engenheiro Sidney Paulo; e do empresário Paulo Luiz Souza, da CSG Engenharia, empresa responsável pela obra, que exigirá investimentos da ordem de QUATRO MILHÕES E MEIO DE REAIS. O contrato já foi assinado e a Ordem de Serviço depende apenas de pequenas avaliações do terreno para que a Prefeitura possa iniciar a terraplanagem da área. Esse trabalho deverá começar já nos próximos dias, conforme determinação do prefeito. O Campus do IFBA de Jequié, que faz parte da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, terá uma área construída de 20 mil metros quadrados de um total de 450 mil metros quadrados, cujo terreno foi doado à Prefeitura do Município de Jequié, pelo empresário Dorival S. Andrade. Mas, mesmo antes de iniciar a sede, o Instituto já planeja outros projetos, a exemplo da construção de um Ginásio de Esporte.

A construção deverá ficar concluída no prazo de 180 dias, devendo empregar entre 150 e 200 pessoas na sua fase de implantação, de acordo informações do empresário Paulo Luiz Souza. A obra será feita com verba federal e contrapartida do Município. O prefeito Luiz Amaral informou que a Prefeitura vem tomando todas as providências para acelerar o início das obras. “Não podemos perder tempo”, afirmou. Além do Campus do IFBA, Jequié festeja o funcionamento do curso de Medicina, criado recentemente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, cujas aulas terão inicio em agosto. “Este é um momento impar, que devemos aproveitar para consolidar a nossa cidade, de maneira definitiva, como um dos mais importantes pólos educacionais da Bahia”, completou.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Concurso da PM - Ba passa por mudanças para reduzir mais as brigas judiciais que tanto atrapalham no andamento das etapas


As modificações ocorridas no edital do concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia foram apresentadas, ontem, a integrantes do Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. O trabalho conjunto é da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Polícia Militar e Secretaria Estadual da Administração (Saeb).

O novo modelo de edital, feito por uma equipe multissetorial, foi idealizado por ser o concurso da PM de grandes dimensões e com um número significativo de ações judiciais, que tumultuavam o andamento das etapas.

Para o procurador-geral do Estado, Rui Moraes Cruz, uma das justificativas foi a sistemática inadequada, utilizada na elaboração dos editais, o que ocasionava um numero elevado de litigiosidade. "Este foi um trabalho de parceria, diálogo e esforço conjunto, de revisão dos editais e das decisões judiciais, visando um novo esboço do modelo.



Etapas - Dentre as principais mudanças ocorridas está a substituição das cinco etapas antes previstas (provas objetiva e discursiva; psicoteste; exame médico-odontológico; teste de aptidão física e investigação social), por apenas duas (prova objetiva e prova discursiva). Avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física e investigação social passam a ser exames pré-admissionais, juntamente com o exame de documentação, terão divulgação em publicação única, e serão realizadas apenas pelos candidatos aprovados dentro do número de vagas. Além disso, de acordo com o novo edital, há reserva de vagas para gestante.

A idade limite para ingresso na PM será 30 anos, 11 meses e 29 dias, verificada no ato da matricula no curso de formação, que terá data prevista, e não no momento da inscrição no concurso. Sendo que a matrícula equivale à nomeação e posse em cargo público. Em relação ao psicoteste, a novidade é a possibilidade de acesso aos laudos individualizados pelo candidato ou seu representante legal.

Para a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Silvia Zarif, a iniciativa do Estado da Bahia em promover um estudo analítico da questão e apresentá-lo aos magistrados pode ser definida como transparente e democrática.

sexta-feira, 17 de julho de 2009