quarta-feira, 31 de março de 2010

Diretor da DIREC 13 deixará cargo

O professor Roberto Gondim, informou ao Jornalista Wilson Novaes da (93 FM), que deixará a Diretoria Regional de Educação- Direc 13, no final deste exercício, para retornar às suas funções docentes na Universidade Estadual do Sudoeste-UESB. Gondim alega que no cargo que exerce há três anos na Direc, acumula prejuízos de ordem financeira.

Reforma iniciada na Escola Floripes Sodré

Foi dado inicio as obras de reforma e ampliação da unidade escolar Floripes Sodré. Na grande área onde os alunos costumavam fazer o recreativo nos intervalos e os babas, está sendo feito a alvenaria para nivelamento da área e depois concretar todo espaço. Próximo ao tanque de abastecimento de água da escola, está sendo feito um depósito para servir de guarda volumes de material como carteiras e outros equipamentos e objetos não utilizados com frequencia.

Prazo máximo para o final dessas obras é de 60 dias, mas, acredita-se que encerre no prazo de um mês. Entre os operários da obra, estão 2 alunos que estudam a noite maiores de idade que ganharam a oportunidade de serem empregados na obra. São os alunos Robson e Alaion.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Reforma na Escola Floripes Sodré

No próximo sábado 27/03, começa as alterações que estavam para ser feitas na Escola Floripes Sodré. Na tarde de sexta-feira (26/03), chegou o material de construção necessário para fazer o retelhamento e substituição das bases de sustentação do teto, ripões ripas, etc. Lembrando que em acordo feito entre a empresa contratada para reforma que ganhou a licitação e a direção da unidade escolar, as aulas NÃO deverão ser prejudicadas.

Sendo assim, os operários deverão estar trabalhando mais nos finais de semana (sábados e domingos) não descartando a possibilidade de também trabalhar em alguns dias de meio de semana, caso seja necessário.

PROCON Jequié é inaugurado!


O secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25) ao lado da superintendente do Procon/BA, Cristina Menezes e de autoridades locais, a unidade do Procon/Jequié, instalada nas dependências do SAC, na rua da Itália. O presidente da Câmara de Vereadores, Ednael Almeida, autor de requerimento propondo a instalação do órgão em Jequié, esteve presente à solenidade, a exemplo da presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia, Marinelma Gomes, que teve atuação importante para a vinda do Proncon (Defesa do Consumidor) para a cidade. O prefeito Luiz Amaral, também esteve presente.

Nas dependências do Conjunto Penal, o secretário Nelson Pelegrino, juntamente com o superintendente de Assuntos Penais do Estado, Isidoro Orge Rodriguez, inauguraram a Padaria do Conjunto Penal de Jequié, que futuramente deverá funcionar como escola de preparação de mão-de-obra no setor de panificação para a comunidade interna. A comitiva ainda visitou no presídio as instalações do posto de saúde que provavelmente na próxima será inaugurado no local.

A vinda do PROCON contou principalmente com a luta da Associação das Donas de Casa de Jequié.

Ferrovia Oeste-Leste

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, nesta sexta-feira (26/03), às 15h, da cerimônia de lançamento dos editais para a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, no município de Ilhéus (BA). Com a extensão total de 1.527 km, quando concluída, a ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité (BA) e Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás. Sua implantação será feita em duas etapas, e o início das obras está previsto para julho de 2010. Entre os benefícios previstos para o estado da Bahia com a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional. Por outro lado, a ferrovia promoverá a dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além da geração 23 mil empregos diretos. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do estado, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015, segundo informações do ministério dos Transportes. Os principais produtos a serem transportados são soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro. Assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida – Na mesma oportunidade, o presidente Lula participa da assinatura de contratos para o programa Minha Casa, Minha Vida, para a construção de 3.125 unidades habitacionais em diversos municípios baianos, beneficiando famílias com renda de até três salários mínimos. As famílias a serem contempladas com as unidades habitacionais serão selecionadas pela Caixa Econômica Federal.

quinta-feira, 25 de março de 2010

PROCON Jequié, inauguração para 25 de março

Acontece nesta quinta-feira, 25 de março, a solenidade de inauguração do posto do Procon de Jequié. Será ao meio-dia, no SAC, localizado na Rua da Itália, nº. 20, centro. O posto da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Jequié será entregue com as presenças do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Nelson Pellegrino e da Superintende do PROCON/BA, Cristiana Menezes, além de autoridades locais. Com informações da Assessoria de Imprensa da Associação das Donas de Casa da Bahia.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Nova paralização dos professores está marcada para 25 de março


Professores da rede estadual de ensino estão sendo mobilizados pela APLB/Sindicato na Capital e nas diversas regiões do estado, para uma paralisação de atividades na quinta-feira (25), considerado Dia de Luta pelo julgamento do processo de URV que se encontra na justiça. Nesta data, em Salvador, a representação dos professores estará realizando um ato público às 9h, no Campo da Pólvora, estando agendadas audiência com a Presidente do Tribunal de Justiça e articulação política da CNTE junto com o Conselho Nacional de Justiça para agilizar o julgamento do processo de URV. Em Jequié, está prevista às 9h a realização de uma assembléia geral na sede da APLB/Sindicato.

Wagner e Cesar Borges confirmam aliança

As suspeitas se confirmaram. O governador Jaques Wagner (PT) anunciou nesta segunda-feira (22) que o ex-carlista César Borges (PR) concorrerá ao Senado pela chapa governista nas eleições de outubro. Até esta sexta-feira, Wagner prometeu divulgar os outros nomes que completam a coalizão.

César Borges entrou na vida política pelo antigo PFL, atual DEM. Na legenda, elegeu-se deputado estadual por dois mandatos consecutivos. Durante a gestão de Antônio Carlos Magalhães como governador do estado, ocupou o cargo de Secretário de Recursos Hídricos.

Fiel aliado de ACM, em 1994 foi eleito o vice-governador de Paulo Souto e em 1998, chegou ao governo da Bahia. Em 2004, disputou a prefeitura de Salvador e foi derrotado.

Em outubro de 2007, filiou-se ao PR (Partido da República) e passou a presidir o partido na Bahia.


Fonte: Site da Radio Sociedade da Bahia

Projeto Ponte Salvador x Itaparica, já tem sete empresas interessadas


O Governo do Estado irá divulgar no Diário Oficial de segunda-feira (22), e terça-feira (23) o resultado das Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica. Sete empresas apresentaram quatro propostas (algumas estão consorciadas): Norberto Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa, Panos Engenharia, Serveng Civil San, AGR Estruturadora e Albino Advogados Associados. No mesmo Diário Oficial será publicado o primeiro passo para a formação de um grupo de trabalho que vai preparar a licitação da consultoria que fará a modelagem do projeto, nesta fase acontecerão as audiências públicas. A licitação final para deflagrar o processo de construção, só deve acontecer lá para meados de 2011.


Informações: Jornalista Wilson Novaes

Mesa Permanente de Negociação é instalada na Prefeitura de Jequié


Um fato inédito ocorreu na sexta-feira, 19 de março, em Jequié. O prefeito do Município, Luiz Amaral, instalou e deu posse aos membros da Mesa Permanente de Negociação, instituída com o objetivo de discutir as relações trabalhistas, salariais e outras relações comuns entre funcionários públicos e a administração municipal. A Mesa é composta por representantes dos sindicatos e da Prefeitura e será presidida pelo secretário municipal de Administração, José Roberto Borges, tendo como vice, a presidente do Sindicato dos Servidores do Município (SINSERV), Maria Neide Sampaio, e primeira e segundo secretários Claudenice Santana (APLB) e Lucas Tolomei (IPREJ), respectivamente. A instalação da Mesa Permanente de Negociações entre os funcionários e a administração municipal foi bastante elogiada pelos representantes dos sindicatos. Eles afirmam que a mesa permitirá ganhos para o servidor e bons resultados para a população com a melhoria da oferta dos serviços oferecidos pela Prefeitura. “Gostaria de parabenizar o prefeito Luiz Amaral pela iniciativa. Essa Mesa representa um importante avanço”, destacou a presidente da APLB, Claudenice Santana. A presidente do SINSERV, Neide Sampaio; a presidente da Associação dos Agentes Comunitários, Josineide, e o presidente da Associação dos Guardas Municipais, Paulino Ribeiro, também elogiaram a atitude do prefeito por sua vontade de buscar soluções conjuntas para os problemas que afetam aos servidores públicos. A reunião que marcou a instalação e posse dos membros da Mesa Permanente de Negociações, considerado um momento histórico, foi conduzida pelo prefeito Luiz Amaral e contou com a participação, por parte da Prefeitura, do vice-prefeito, Eduardo Lopes; dos secretários José Roberto Borges [Administração], Givaldo Barros [Fazenda], Miriam Rotondano [Educação], Mário Alves Filho [Relações Institucionais e comunicação Social], Luciano Sepúlveda [Controlador], Eliseu Maia Matos [Procurador], Lucas Tolomei [IPREJ - Instituto de Previdência de Jequié].


Fonte: Jornalista Souza Andrade

Jequié passou por apuros no ultimo sábado. A cidade não está preparada para as chuvas muito menos vendaval!







Chuvas e ventos fortes provocam estragos em Jequié no fim da tarde deste sábado, 20 de março. A Defesa Civil do Município registrou queda de casas, de muros, de árvores e de placas de publicidade. Pelo menos três pessoas ficaram feridas com o desabamento de um muro na Rua Espírito Santo, no Loteamento Bom Sossego, bairro popular da cidade. A rede de eletricidade foi atingida e várias partes da cidade ficaram sem energia elétrica e houve alagamento em alguns pontos. O bairro Jequiezinho foi o mais afetado pela ventania. O atendimento as vítimas e o trabalho de desobstrução das vias interditadas por causa de queda de árvores foram feitos pelas equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, da Prefeitura e voluntários. O Pronto Socorro do Hospital Geral Prado Valadares e da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas ficam em estado de alerta assim que começaram a chegar as primeiras informações sobre vítimas. O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, visitou áreas atingidas pelo vendaval ainda no fim da tarde e concedeu entrevista a uma emissora de rádio informando sobre as providências que a Prefeitura e os demais órgãos que compõem a Defesa Civil estavam adotando. “Várias equipes estão nas ruas, socorrendo as vítimas e buscando oferecer um abrigo seguro as famílias em situação de risco”, destacou. A Prefeitura montou um plantão especial para atender aos chamados.
Fonte: Jornalista Souza Andrade

quarta-feira, 17 de março de 2010

Recadastramento do PLANSERV, servidores da educação farão recadastramento de 1º/04 a 30/06/2010




O Planserv vai enviar nos próximos dias correspondência a todos os titulares do plano de saúde que não se recadastraram dentro do escalonamento definido.
Estão nesse caso os servidores da Secretaria da Administração, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa, da Fundação Luís Eduardo Magalhães e dos tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, que tiveram prazo para preencher o formulário e encaminhar os documentos comprobatórios encerrado em 31 de dezembro.
A fase atual engloba os servidores da Polícia Militar e da Secretaria da Saúde. Eles têm até 31 deste mês para concluir o processo de recadastramento. No próximo trimestre, será a vez dos servidores da Secretaria da Educação. De 1o de julho a 30 de setembro, os demais servidores lotados em outras secretarias, empresas e autarquias terão de fazer o recadastramento.




Atenção! Os servidores lotados na Secretaria da Educação terão de 1º de Abril a 30 de Junho para fazer o seu recadastramento.

Bahia mantém o equilíbrio fiscal e amplia investimentos




Bahia mantém o equilíbrio fiscal e amplia investimentos




Mesmo com a crise econômica mundial iniciada no final de 2008, a Bahia conseguiu ampliar os investimentos em 2009 – atingindo um total de R$ 1,32 bilhão, ou 9,2% a mais do que o exercício anterior – e manter o equilíbrio fiscal. Os dados foram apresentados pelo secretário da Fazenda, Carlos Martins, durante audiência pública de avaliação da execução orçamentária dos últimos quatro meses de 2009, realizada ontem na Assembléia Legislativa do Estado.

terça-feira, 16 de março de 2010

Saúde no Joaquim Romão, foi tema de discussão no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças da rodoviária


O sistema de saúde oferecido à população do bairro do Joaquim Romão foi tema de uma reunião, promovida com a participação do vice-prefeito, Eduardo Lopes, nesta segunda-feira, 15 de março, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças. Os trabalhos, coordenados pelo agente de saúde, Silvino Rodrigues, tiveram o objetivo de buscar uma solução para o atendimento médico, enquanto a Prefeitura Municipal viabiliza a reativação do Centro de Saúde Almerinda Lomanto, uma das principais unidades do Município. Eduardo Lopes apresentou a proposta da Prefeitura para o setor, principalmente para o Joaquim Romão. Além do Centro de Saúde Almerinda Lomanto, será construído uma Unidade de Saúde da Família – PSF Triplo – na Feirinha, e uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas em um terreno entre a Pedreira e a Cidade Nova, para atender toda a comunidade. Será o segundo PA 24 Horas do Município de Jequié. “Estamos trabalhando para superar as dificuldades e oferecer uma saúde melhor para a população”, comentou o vice-prefeito, ao falar sobre os projetos que estão em andamento.


A reunião para discutir a situação da saúde contou com a participação dos vereadores Eliezer Pereira Filho, Roberto Pina, João Cunha e José Wanderley; do ex-vereador Rege Silva; representantes de entidades como o Conselho Municipal de Saúde, sindicatos e associações. O auditório ficou lotado e vários moradores tiveram a oportunidade de fazer críticas e sugestões. “Queremos uma solução definitiva para o problema”, cobrou o ex-vereador Rege Silva. O vice-prefeito, Eduardo Lopes, afirmou que a Prefeitura havia decidido não mais recorrer aos paliativos. Foi criada uma comissão, formada por representantes da comunidade, para ir ao prefeito Luiz Amaral, a fim de ampliar as discussões em todo dos problemas da área da saúde. Por parte da Prefeitura, além do vice-prefeito Eduardo Lopes, estiveram presentes na reunião diretores e coordenadores de órgãos vinculados a Secretaria de Saúde do Município. O prefeito Luiz Amaral e a secretária de Saúde, Stela Souza, não puderam comparecer à reunião porque cumpriam outros compromissos no horário.

IFBA, inauguração prevista para o mês de maio




O Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus de Jequié – deverá ser inaugurado no fim do mês de maio. A informação foi passada pelo reitor em exercício, Carlos Bruni, em audiência com a secretária de Educação do Município de Jequié, Mirian Rotondano, no dia 11 de março, em Salvador. O encontro, que contou com a participação do diretor de Infraestrutura do Instituto, Paulo Sérgio da Silva, serviu para abordar vários assuntos, dentre os quais a construção do Ginásio de Esporte, que exigirá investimentos da ordem de 700 mil reais. Com equipamentos e mobiliários, o IFBA investirá cerca de 5 milhões de reais na instalação do IFBA em Jequié.




O IFBA – Campus de Jequié – oferecerá cursos nas áreas de eletromecânica, informática, saúde, meio ambiente e agronegócio. Será necessária à contratação de 60 professores, 40 técnicos, assistente social, médico e assistente de aluno e 30 profissionais para a área de apoio, serviços gerais e vigilância. As inscrições para o Concurso Público para os cargos de professor do magistério do ensino básico, técnico e tecnólogo já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 24 deste mês e efetuar o pagamente da taxa de inscrição no valor de 100 reais. A instalação do IFBA em Jequié vem atender aos anseios da população, que nos últimos tempos cobrava a oferta de cursos técnicos. Além disso, a unidade consegue gerar muitos empregos. “O IFBA é uma das principais conquistas de Jequié nos últimos anos. Com ele, a cidade amplia suas condições de formar jovens para o mercado de trabalho”, comentou a secretária, Mirian Rotondano.

terça-feira, 9 de março de 2010

Reunião sobre aumento da divisão do ICMS para as Prefeituras através da CHESF


O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, participa, na cidade de Paulo Afonso, de um encontro que reúne prefeitos dos municípios sedes de Usinas Hidrelétricas dos Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Sergipe. A abertura do evento foi feita na manhã desta segunda-feira, 8 de março, pelo prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, que é vice-presidente da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas – AMUSUH. A reunião tem como objetivo apresentar o plano estratégico para 2010, que inclui novas tecnologias de comunicação, o que permitirá facilitar a interação entre os municípios sedes de usinas, bem como, abordagens sobre conquista dos municípios sedes de usinas do estado de São Paulo em aumento de retorno do ICMS. O encontro serve também para apresentação de matérias em tramitação no Congresso Nacional com ênfase nas questões do ICMS, valor adicionado, CFEM e pré-sal. Jequié é município sede da Usina Hidrelétrica da Pedra, de propriedade da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.

IFBA inscreve para preencher vagas em Jequié

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o Concurso Público de Provas e Títulos para preencher 148 vagas nos cargos de professor do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. As vagas são para trabalhar nos campi de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pela internet até o dia 24 deste mês e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100 até o dia 25.

Jequié recebe três viaturas para a Policia Militar, MAS, uma só fica na cidade


Apenas uma, das três viaturas, modelo Blazer, destinadas pelo governo do estado para o 19º Batalhão de Policia Militar, será incorporada à frota policial de Jequié, os outros dois carros irão para municípios da região. Com a chegada da nova viatura o comando da unidade deverá formar um segundo grupo dos chamados “boinas pretas” para trabalhar no policiamento estratégico da cidade. Mesmo com a chegada de mais uma viatura o número de veículos disponíveis na sede do 19º BPM é insuficiente para atender à demanda da cidade.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que você vai ser quando crescer? Adulto. E que profissão quer exercer? Assista ao video.

Olimpíadas de Matemática 2010 já estão com inscrições abertas!

Já estão abertas as inscrições para a 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2010). A inscrição é gratuita e pode ser feita pelas escolas públicas de todo o país, exclusivamente através do site www.obmep.org.br até o dia 26 de março. As escolas que não têm acesso à Internet devem procurar ajuda na Secretaria de Educação do Município, do Estado ou do coordenador regional da Olimpíada. A Olimpíada é dirigida aos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio e está dividida em duas fases: na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento. A informação é transmitida pela Secretaria de Educação do Município de Jequié que incentiva as escolas a inscrever todos os seus alunos. Esse projeto é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

sexta-feira, 5 de março de 2010

REPRESENTANTES DA EMPRESA QUE GANHOU A LICITAÇÃO PARA REFORMA DA ESCOLA VISITOU A UNIDADE ESCOLAR FLORIPES SODRÉ

No último dia 03/03/2010 quarta-feira, os representantes da Empresa Gargano Construções e Empreendimentos Ltda. que ganhou a licitação para a reforma da Escola Floripes Sodré, visitaram a unidade escolar junto com o engenheiro Pompílio Sampaio Neto da DIREC 13 fiscal de obras, a fim de fazer o levantamento do espaço físico a ser recuperado. No mesmo dia, foi feito uma reunião com esses representantes e o engenheiro citado junto com a direção da escola na pessoa do sr. José Carlos Almeida Silva Filho e Rael Rios Mascarenhas, este último, vice-diretor. Todos, circularam pela escola verificando os locais onde mais precisam de melhorias. No final da reunião, foi assinado uma ata. A empresa deve voltar aqui na semana que vêm(08/03/2010) para acertar o inicio das obras.

Segundo o acertado,as aulas não deverão ser prejudicadas.
Portanto, durante as obras, as aulas continuam em pleno vapor!