terça-feira, 27 de abril de 2010

Melhorias serão feitas agora na parte interna da escola







A Escola Estadual Prof.ª Floripes Sodré, vai realizar melhorias nas salas de aula, área de circulação, cozinha e área externa(esta última não interfere muito).

Entre as melhorias previstas, estão o forro a ser feito nas salas de aula, pintura das paredes colocação de novas portas e janelas e reparações nos quadros das salas.


Você pode conferir algumas fotos da reforma aqui no Blog nesta página e também em um link ao lado direito desta tela escrito "Fotos."

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA DE PROVAS (RETIFICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DO TURNO NOTURNO)

Atenção para a Programação da Semana de Provas para o Turno Noturno. Houve alteração.

Onde lê-se:

Semana de Provas - I Unidade
26 a 30 de Abril

Noturno:
26/04 – Português e Ciências / Biologia
27/04 – Matemática, Inglês e Ed. Física
28/04 – Geografia, Química e Artes
29/04 – História, Sociologia e Filosofia
30/04 – Redação, Física e Eixos

15/05 – Recuperação Paralela

Leia-se: (Ou seja, o que vale para o Noturno é essa Programação que se segue agora)

Semana de Provas I Unidade 26 a 30 de Abril - Turno Noturno

Segunda-feira 26/04;

Inglês(1º ano)
Matemática
Filosofia
______________
Terça-feira 27/04;

História
Quimica
Artes
______________
Quarta-feira 28/04;

Português
Redação
______________
Quinta-feira 29/04;

Biologia
Geografia
Inglês(5ª/6ª e 7ª/8ª)
_____________
Sexta-feira 30/04;

Ciências
Sociologia
Física

15/05 - Recuperação Paralela.

terça-feira, 13 de abril de 2010

AVISO AOS PROFESSORES SOBRE SEMANA DE PROVAS

Atenção professores! Para a semana de provas, estamos necessitando que os senhores já entreguem para os digitadores as provas para serem imprimidas. Lembramos que as provas, devem ser processadas da seguinte maneira, as provas a serem aplicadas no turno matutino, devem ser entregues para o digitador(a) do turno matutino, as provas a serem aplicadas no turno da tarde, devem ser entregues para digitador no turno vespertino e as provas da noite, da mesma forma.

Contamos com a colaboração de todos!

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE PROVAS DA I UNIDADE

Atenção alunos! A Programação da Semana de Provas começa dia 26 de Abril, confira:

Semana de Provas - I Unidade
26 a 30 de Abril

Matutino:
26/04 – Português e Ciências / Biologia
27/04 – Matemática, Inglês e Ed. Física
28/04 – Geografia, Química e Artes
29/04 – História, Sociologia e Filosofia
30/04 – Redação, Física e Eixos

15/05 – Recuperação Paralela

Semana de Provas - I Unidade
26 a 30 de Abril

Vespertino:
26/04 – Português e Ciências
27/04 – Matemática e Inglês
28/04 – Geografia e Artes
29/04 – História e Ed. Física
30/04 – Eixos

15/05 – Recuperação Paralela

Semana de Provas - I Unidade
26 a 30 de Abril

Noturno:
26/04 – Português e Ciências / Biologia
27/04 – Matemática, Inglês e Ed. Física
28/04 – Geografia, Química e Artes
29/04 – História, Sociologia e Filosofia
30/04 – Redação, Física e Eixos

15/05 – Recuperação Paralela

domingo, 11 de abril de 2010

MINISTRO DOS TRANSPORTES DIZ QUE JEQUIÉ OUVIRÁ "MÁQUINAS RONCANDO" NO MÊS DE JUNHO, NA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA OESTE/LESTE



“Em junho vocês estarão vendo as máquinas roncando no canteiro de obras da Ferrovia da Integração Oeste Leste, em Jequié”. A afirmação foi feita na noite de sexta-feira (9) na Câmara de Vereadores de Jequié, pelo presidente da Valec, José Francisco das Neves, ao discorrer sobre o cronograma da etapa baiana do empreendimento. Também participaram da sessão especial o ministro Paulo Sérgio Passos, dos Transportes e o senador César Borges (PR). Foi apresentado um vídeo documentário das ferrovias Norte Sul e Oeste Leste, que estarão interligadas, sendo feitas afirmações de que se tratam de obras estruturantes da maior importância para a economia do país, já estando o governo federal com os recursos no orçamento para as suas execuções.

A intervenção do senador César Borges para que o traçado da ferrovia na Bahia incluísse a passagem por Jequié, também foi destacada pelo Ministro dos Transportes e pelo presidente da Valec. Jequié terá um canteiro de obras para construção de uma plataforma intermodal (carga e descarga de mercadorias) e se constituirá em um dos pólos comerciais do projeto. A sessão na Câmara de Vereadores de Jequié foi presidida pelo vereador Ednael Almeida e requerida pelo vereador Roberto Pina. Contou com as presenças dos deputados estaduais Leur Lomanto (PMDB), Euclides Fernandes (PDT), prefeitos Luiz Amaral (Jequié), Gilson Fonseca (Itajibá), Mariângela Borges (Lajedo do Tabocal) e Rair Fernandes (Apuarema), vereadores e representantes de vários municípios além de representantes de segmentos dessas comunidades.
_____________________
Esperamos que realmente comece logo a construção desse tamanho benefício para a Bahia e principalmente para as cidades que serão beneficiadas diretamente como Jequié .

MPF vai apurar atrasos em entregas de correspondências pelos Correios em Jequié

A Procuradoria da República em Jequié/Ministério Público Federal/MPF instaurou Inquérito Civil Público na apuração de reclamações provenientes da população acerca de frequentes atrasos nas entregas de correspondências pessoais e comerciais no município de Jequié, por parte da agencia dos Correios. Para instruir o inquérito, o MPF está solicitando aos usuários que tenham sido prejudicados por esses serviços, que compareçam à sede do do Ministério Público Federal, localizada na Rua Apolinário Peleteiro, nº 15, Centro, em Jequié, ou mantenha contato pelo telefone (73) 3528-7200, de segunda à sexta-feira, no horário das 14 às 17 horas, para prestarem declarações sobre o assunto.

Ao contrario do que foi noticiado antes, César Borges (PR) fecha com Gedel (PMDB)


Apesar dos desmentidos do final de semana o senador César Borges abandonou definitivamente seus projetos com o PT de Jaques Wagner e anunciou neste domingo (11) que integrará a chapa majoritária do PMDB, ao lado do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que concorrerá ao governo da Bahia. Na sexta-feira (9) em Jequié, o senador concedeu entrevista ao blog Jequié Repórter e, apesar de não confirmar nenhuma decisão naquele momento, deixou a entender nas entrelinhas a dificuldade que estava encontrando diante da não aceitação por parte da cúpula petista em coligar-se com os candidatos a deputado estadual e federal do PR. Na noite de sábado (10), Geddel e Borges avançaram nas negociações, e neste domingo (11) pela manhã fecharam o acordo. Juntos eles apoiarão a chapa da candidata Dilma Roussef à presidência da República e marcharão ao lado do presidente Lula. Geddel agora está com sua chapa completa e o governador Wagner terá que definir um nome para complementar a sua. Provavelmente poderá ser o do ex-secretario do planejamento Walter Pinheiro. Em nível de Jequié, César Borges voltará a caminhar ao lado do deputado estadual Leur Lomanto Júnior e terá agora de maneira mais explícita o apoio do prefeito Luiz Amaral.

Informações: Blog Jequié Reporter do Jornalista Wilson Novaes

Pedido de Universidade Federal para Jequié feito por deputado


O deputado Leur Lomanto Júnior entende que é chegada à hora de recorrer ao Governo Federal em busca de apoio para transformar Jequié, em definitivo, em uma Cidade Universitária. “Defendo a união da classe política e dos demais segmentos organizados para buscar o apoio do governo para implantação de uma Universidade Federal em Jequié, aumentando o número de cursos e oportunidades para a população regional”, disse, em evento realizado na Câmara de Vereadores de Jequié, na última sexta-feira, 9 de abril. Leur está convencido de que contará com o apoio do Governo Federal para fortalecer do ensino superior na região. “O Governo Federal tem uma presença marcante em Jequié, desenvolvendo vários projetos e programas. E com o apoio de lideranças fortes como o deputado federal Geddel Vieira Lima [ex-ministro da Integração Nacional], do senador César Borges e de outros parlamentares e com a mobilização dos setores organizados é possível sim”. Ao que parece, o deputado perdeu a esperança de o governo estadual criar a Universidade Estadual Rio das Contas, tão desejada pelo povo de Jequié e da Região. Na foto o deputado Leur aparece ao lado do senador César Borges.

Infomações: Blog Souza Andrade

Grupo baiano Parangolé é vitima de racismo


A dançarina Xênia Bispo, do grupo baiano Parangolé, contou emocionada uma história de racismo recente sofrida pela banda liderada por Léo Santana, durante a conversa do grupo com a imprensa, no começo da madrugada deste sábado, no Axé 2010, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Xênia revelou que os integrantes do grupo foram vítimas de racismo em um hotel de Araxá (MG).

- Eu estava andando pelo corredor do hotel, quando passei pela governança e escutei uma funcionária do hotel dizer ao telefone que o Parangolé estava hospedado lá e que éramos “uma turma de pretinhos desgraçados”. Para não perder minha razão, eu fui até o quarto, para me acalmar, e contei para as meninas [as dançarinas Tina Oliveira e Xina Vianna, que também integram a banda].

Xênia revelou que, mais calma, “para não perder a razão”, resolveu ir conversar com a funcionária. Esta, no relato da baiana, disse que não queria ofender o grupo e que o termo “pretinhos desgraçados” não era pejorativo em Araxá. Ainda de acordo com o relato de Xênia, a mulher chegou até a pedir autógrafo para uma neta como pedido de desculpas. A dançarina não deu e ainda mandou essa:
- Já que não é pejorativo, vou escrever: "um beijo para sua neta desgraçadinha".

Depois disso, Xênia deu a conversa por encerrada e o grupo resolveu então fazer uma reclamação formal com os proprietários do hotel, do qual preferiram não revelar o nome, e a funcionária foi demitida. O Parangolé preferiu não envolver a polícia no caso. A dançarina comemorou a demissão da funcionária.

- Ela mesma que se demitiu ao ter tal atitude racista. Tomara que ela reflita sobre o que disse.

Neste momento, dançarina foi aplaudida. Léo Santana, que acompanhou atento ao relato da colega de trabalho, afirmou depois que sua banda tem orgulho de ser negra e cantar letras que defendem a vida e valores da periferia, como Favela.

- Tive uma boa criação e tenho muito orgulho de minha origem. Se alguém fizer um ato racista comigo na minha cara assim, eu nem sei o que posso fazer. É um absurdo tudo isso. As pessoas precisam ter respeito, como eu canto “Favela ê, favela. Favela, eu sou favela. Favela, ê, favela. Respeite o povo que vem dela”.

O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Axé 2010.

Fonte: Site R7 TV Itapoan

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pusseiras do sexo, se não bastasse os outros problemas, mais uma preocupação!


A polêmica em torno do uso das pulseiras de silicone, também chamadas de “pulseiras do sexo” no Brasil se intensificou a partir da divulgação caso de uma menina de 13 anos que teria sido estuprada em Londrina-PR por causa do produto. Na cidade paranaense, a polícia apura se ela foi violentada por incentivo do “jogo das pulseiras”. Nele, quem arrebenta o acessório recebe uma retribuição sexual da dona do adereço que varia de acordo com a cor do produto. Foi o jornal Inglês The Sun que trouxe o assunto para a discussão ao publicar um artigo em que afirmava que nas escolas inglesas os adolescentes usam pulseiras coloridas para trocar entre si mensagens de teor sexual.
Usando uma pulseira de determinada cor, a adolescente através dum jogo (o Snap) indica até onde quer ir nos carinhos ou mesmo na atividade sexual.Os pais devem ficar de olho nos seus filhos, pois há relatos de pessoas que forçam o ato só em ver as pulseiras, mesmo que quem as use não conheça os significados.


Aqui na Bahia, a Secretaria de Educação do Estado emitiu nota, afirmando não estar ainda proibido o uso dessas pusseiras nas unidades de ensino da rede estadual.
Fonte: Blog do Jornalista Wilson Novaes

As chuvas estão de volta


A chuva forte que caiu durante a noite de quarta-feira (7) e toda a madrugada de quinta-feira (08), causou muitos problemas para moradores da capital e diversas cidades do interior. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que o temporal permanecerá nas próximas horas com maior intensidade. Mais de 50 milímetros de chuva devem cair em Salvador. Em Mata de São João, por volta das 04h um raio caiu em um duto, resultando no incêndio da parte elétrica de um prédio em construção num condomínio na reserva Imbassaí, na linha verde.Na cidade de Itamaraju a chuva causou muitos estragos. Pastos ficaram alagados, uma ponte não suportou a força da água e cedeu, na BR 489 a correnteza de um córrego no km 05, está cada vez mais forte. Quem precisa ir para os municípios de Prado ou Itamaraju está impedido. Problemas também foram verificados nas cidades de Itabuna, Juazeiro e Ilhéus. Em Jequié várias ruas ficaram alagadas e algumas casas ruíram em bairros da cidade, deixando famílias desabrigadas. Na noite de quarta-feira (7) áreas da Cidade Nova, Km 3, Km 4 e parte do bairro do Mandacaru, ficaram sem energia elétrica situação que somente foi normalizada às 8h05 desta quinta-feira (8).

Eleições 2010 previsões de um observador politico

- Por Ary Carlos - Pesquisador, historiador, publicitário e observador político
A eleição de deputado federal em 2010 deverá apresentar um quadro bastante diferente da eleição anterior. Isto na correlação de forças políticas, pois, os nomes apenas mudaram de lado. O PT e o PMDB terão a maior renovação, o PP a menor. Neste ano o quociente eleitoral estará entre 175 e 179 mil votos.
As três grandes coligações deverão eleger a totalidade dos deputados, o PRB deverá eleger 01 candidato onde se coligar, e o PMN poderá eleger 01 candidato dependendo da coligação que fizer. PSOL, PSTU, PCB, e os pequenos partidos não devem eleger deputados federais. O PV que terá candidatura própria a eleição majoritária, deverá torcer por um crescimento importante da candidatura de Marina a presidente para tentar eleger um representante com o voto de legenda.
As coligações que propomos são aquelas que se apresentam como possíveis diante do quadro macro das forças políticas da Bahia e, ocorrendo estas coligações, apostamos nos seguintes números:
Coligação PT/ PP/ PDT/ PR/ PCdo B/ PSB - Fará entre 22 e 24 deputados federais
Coligação DEM PSDB PPS - Fará entre 09 e 10 deputados
Coligação PMDB PSC PTB - Fará entre 06 e 08 deputados federais
Coligação PRB - Fará 01 candidato onde se coligar
Coligação PMN - Poderá fazer 01 candidato, dependendo da coligação que vier integrar.
OS CANDIDATOS QUE CONSIDERO ELEITOS POR COLIGAÇÃO SÃO:
Coligação liderada pelo PT: Rui Costa, Pinheiro(ou Afonso Florence), Pelegrino, Walmir Assunção, Zezeu, Josias Gomes, Geraldo Simões e Waldenor.
PP Leão, Negromonte, Roberto britto e Luiz Argolo.
PDT Oziel, Félix Júnior, José Carlos Araújo.
PR José Rocha e Mauricio Trindade
PC do B Edson Pimenta e Daniel Almeida
PSB Leonelli

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Leilão vai definir o grupo que administrará estradas da Região Metropolitana de Salvador


As empresas e consórcios interessados em disputar a concessão pública para administração dos 125,3 quilômetros de estradas que compreendem o Sistema Rodoviário BA-093 devem enviar os quatro envelopes contendo a garantia da proposta, a proposta econômica escrita, os documentos de qualificação e a metodologia de execução, isto é, o plano de trabalho que pretende instaurar, à sede da BM&F-Bovespa, em São Paulo, entre os dias 12 a 14 deste mês.
As informações completas sobre o processo licitatório estão disponíveis no site do Derba, www.derba.ba.gov.br, no link Concessão Sistema Viário BA-093, mantido ao lado direito da página.
De posse dos documentos, a Comissão de Outorga fará, no final da tarde do dia 14, a abertura do envelope de garantia das propostas. A data prevista para a realização do leilão, que também ocorrerá na sede da Bovespa, na capital paulista, é o dia 3 de maio.
A expectativa do presidente da Comissão de Outorga, Rafael Oliveira, é que haja um grande número de proponentes a fim de que o valor da tarifa a ser ofertada no leilão seja a mais vantajosa para o usuário.
"A tarifa básica de pedágio, estipulada pelos estudos realizados, em outubro de 2008, foi de R$ 3,35 e será vencedora da concessão aquela que oferecer a menor tarifa básica no leilão em viva voz, ficando, portanto, responsável pela administração do Sistema por um período de 25 anos", explicou.

Seis rodovias - Quem vencer a concorrência ficará responsável pela recuperação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da capacidade de todo o sistema, que compreende seis rodovias da Região Metropolitana de Salvador (RMS) BAs 093, 512, 521, 524, 526 e 535, onde serão implantadas cinco praças de pedágio.
Para execução de todas as intervenções previstas no edital, estima-se um investimento na ordem de R$ 805 milhões ao longo dos 25 anos de concessão.
A concessionária deverá se estabelecer no trecho e iniciar as obras de melhoria logo nos seis primeiros meses de contrato e até o terceiro ano de concessão ampliar a capacidade do tráfego, com a duplicação dos trechos da BA-093 (Entroncamento da BR-324/Entroncamento de Camaçari), BA-526 (CIA/Aeroporto) e BA-535 (Via Parafuso). Até o ano de 2020 todo o sistema será totalmente duplicado.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PISO SALARIAL DO PROFESSOR, "MESA DE NEGOCIAÇÃO PARA RESOLVER O PROBLEMA" É A SUGESTÃO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO


O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira, 1º, durante a plenária final da Conferência Nacional de Educação (Conae), em Brasília, a criação de uma mesa permanente de negociação entre parlamentares, governadores, prefeitos e centrais sindicais e órgãos representativos, como o Consed e Undime, para fazer avançar a lei do piso.


A Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, instituiu o piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, mas ainda não é cumprida por todos os prefeitos e governadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à plenária final, acolheu a sugestão. “Eu me disponho a conversar com governadores sobre o piso. Concordo com a proposta da mesa de negociação”, disse. Na visão dele, o valor do piso ainda é baixo. “Os educadores não são valorizados. Eu não me conformo de alguém achar que um piso de R$ 1.024 é alto para uma professora que cuida de nossos filhos”.


A proposta do ministro é que a mesa discuta medidas para valorizar o professor que já trabalha e atrair jovens para a carreira. “Não vamos atrair jovens sem valorização da carreira. Temos que sentar com os interessados e no Plano Nacional de Educação (PNE) fixar metas para remuneração mínima do trabalhador daqui a dois, quatro, dez anos. Por isso, sugiro uma mesa permanente de negociação”, defendeu Haddad.Para o presidente Lula, a formação e valorização dos profissionais de educação são fundamentais para dar seguimento ao que classificou de verdadeira revolução na educação. “O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor tem que ser indissolúvel”. O presidente da República destacou a criação do Fundo Nacional de Financiamento da Educação Básica (Fundeb) e o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) como exemplos de ações educacionais importantes em sua gestão para melhorar o financiamento da educação, mas, segundo ele, insuficientes sem a valorização do professor. “Essas ações só crescem se houver à frente delas aquele profissional bem preparado”, afirmou.Piso Salarial – Cinco estados impetraram Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.167 contra a lei do piso, mas o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade da lei. Porém, ainda falta decidir sobre outros aspectos, como a destinação de um terço da jornada de trabalho dos professores voltada ao planejamento de aulas fora da escola.


A Conae será encerrada nesta quinta-feira, 1º, com a redação de um documento com as deliberações de delegados de todo o país. As resoluções servirão para embasar políticas educacionais como a elaboração do próximo PNE, que conterá metas a serem alcançadas entre 2011 e 2020.

Balanço do feriadão nas estradas

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o feriado da Semana Santa registrou uma redução de 8% no número de acidentes nas estradas federais que cortam a Bahia. Entre os dias 1º e 4 de abril foram registrados 105 acidentes, com 58 feridos (redução de 18%) e seis vítimas fatais (redução de 33%). No mesmo período no ano passado, a PRF registrou um total de 114 acidentes, com 71 feridos e nove mortos. Ainda segundo a PRF, 33 motoristas foram autuados por não cumprirem os dias e horários divulgados para o tráfego dos veículos de carga. Já o combate à ingestão de bebidas alcoólicas notificou 106 condutores por dirigirem alcoolizados, sendo que, desses, 20 foram presos por crime de embriaguez. Quem dirige embriagado recebe uma multa no valor de R$957 e tem a carteira de habilitação apreendida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).