segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Enfretamento da dengue em Jequié


O prefeito Luiz Amaral e os secretários municipais estiveram reunidos para discutir ações integradas de combate a dengue, dentro de um Plano de Ação que envolva toda a estrutura administrativa, segmentos da sociedade civil organizada e a comunidade em geral. Essas ações integradas são importantes porque o Município vem enfrentado sérias dificuldades para combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Ficou definido que todas as secretarias municipais vão trabalhar de maneira integrada, a fim de ampliar e aprimorar as ações para evitar uma possível epidemia. Várias medidas já foram tomadas para que todos estejam envolvidos nas ações de combate a dengue, pois a cidade está em estado de alerta, com quase todas as localidades apresentando índice de infestação superior a 1%. A média geral é de 2.80%, mas localidades como a Caixa D’Água, o índice é de 9.18%. No início de setembro serão divulgados números consolidados de mais um Ciclo e a população tomará conhecido por meio da imprensa. Entre as dificuldades, de acordo com relatos dos agentes de endemias, existem moradores que sequer permitem a entrada dos agentes em suas residências. Outros lavam o tanque assim que é feito o tratamento, sem falar naqueles que retiram as telas dos reservatórios para outras finalidades como fazer cortina para porta de banheiro ou cobertura de galinheiro. Além disso, dos 66 mil imóveis existentes na cidade, 6 mil estão fechados e existem mais de 10 mil terrenos baldios, muitos dos quais servindo de depósito de lixo e entulhos.

Estádio da Fonte Nova foi ao chão em Salvador


Durou cerca de dez segundos a implosão da Fonte Nova neste domingo (29), em Salvador. Por volta das 10h26, o anel superior do estádio foi ao chão, cobrindo todo o lugar com uma nuvem de fumaça. No local será construída a Arena Fonte Nova, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, com capacidade para abrigar 50.433 pessoas e cerca de 2 mil vagas de estacionamento, além de restaurantes, área de show e 70 camarotes. Logo após a implosão, o gestor da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campelo, entregou uma carta de intenção da Bahia de sediar a abertura do Mundial para o ministro de Esportes, Orlando Silva, que assumiu o compromisso de entregar o documento para representantes da Fifa. O tempo de implosão foi marcado por aplausos e gritos de euforia das cerca de cinco mil pessoas que assistiam à demolição. Após a Fonte Nova cair, os torcedores do Esporte Clube Bahia deixaram o local ao som de cantorias em referência ao time.

Secretaria de Educação do estado entrega escolas para quilombolas e portadores de deficiência em Jequié e Ipiau


Os colégios estaduais Duque de Caxias e Professor Firmo Nunes – restaurados pela Secretaria da Educação (SEC) – foram entregues à população de Jequié ontem. O primeiro a ser reinaugurado foi o Duque de Caxias, instalado na comunidade quilombola urbana de Barro Preto. A unidade conta com nove salas e tem capacidade para 1.080 alunos.
A decoração do colégio para o evento foi inspirada na cultura africana demonstrando o interesse dos professores da unidade com a temática.
"A escola tem a preocupação de passar aos alunos a sua origem. Queremos preservar nossa cultura. Escolas não são feitas apenas de paredes e cadeiras, são também de histórias e culturas", afirmou a diretora da unidade, Ângela de Oliveira.
As intervenções abrangeram reforma da quadra, substituição e colocação de janelas nas salas, iluminação externa, troca de piso, revestimento das paredes, substituição do telhado, pintura do prédio, construção de dois banheiros – um deles adaptado para deficientes físicos –, salas de professor, de informática e para guardar material esportivo, entre outras melhorias.

Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú


No município de Ipiaú, 500 alunos com algum tipo de deficiência serão atendidos com a inauguração de mais um centro de educação especial no interior da Bahia, o Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú. Recentemente, a SEC inaugurou serviço semelhante na região de Itabuna.
A unidade atende alunos com síndromes, paralisia cerebral, transtorno de desenvolvimento, deficiência de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno global de desenvolvimento (TGD).
De acordo com a diretora do centro, Miriam de Oliveira Benjoino, a unidade oferece apoios pedagógico e psicopedagógico. Ela explica que a pedagogia adotada possibilita aos alunos desenvolvimento motor e psicológico com mais rapidez. "Aqui, mostramos que é possível educar todas as crianças, independente das dificuldades que elas apresentam."
O centro dispõe de rampas para acesso de usuários em cadeira de rodas, pistas táteis destinadas a deficientes visuais, sensores luminosos para surdos, quadra esportiva adaptada e salas com publicações em braille, soroban (instrumento para cálculo, de origem chinesa) e de libras, para apoios pedagógico e psicopedagógico.
Segundo o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, além da estrutura física, o centro também oferece apoio para estimulação motora e artística, sala de orientação e mobilidade

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Esclarecimento = Paralisação na ultima quarta-feira partiu do Sindicato dos Professores APLB

Os professores da rede estadual de toda a Bahia realizaram nesta quarta-feira (25) a quarta de uma série de paralisações em defesa do pagamento das perdas salariais acumuladas no período da URV, em 1994. Em Jequié, o movimento deixou milhares de alunos sem aula. Uma próxima parada está marcada para o dia 27 de setembro, para completar o calendário. Os professores estão revoltados com o governo estadual por não atender suas reivindicações.

POR DENTRO DO QUE ACONTECE EM JEQUIÉ

Confirmada a data de 16 de setembro para realização da solenidade de formatura da nova turma de policiais militares que está em fase final de preparação no 19º Batalhão PM de Jequié. Está a princípio prevista a participação do governador Jaques Wagner, na solenidade. O baile de comemoração será no dia seguinte.
>
Apoiadores locais do candidato a governador Paulo Souto (DEM) estão descontentes com críticas feitas em um programa de rádio local [fora do horário eleitoral], ao ex-governador em relação a sua atuação no município de Jequié. A Lei Eleitoral é muito clara em relação ao assunto.
A legislação eleitoral vigente em seu art. 44 - “a partir de 1º de julho do ano da eleição é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário: ítem III – veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato ou partido político, a seus órgãos ou representantes”.
>
Quando se refere ao Direito de Resposta no art. 58 § 1º – o ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral nos seguintes prazos, contados a partir da veiculação da ofensa: II – quarenta e oito horas, quando se tratar da programação normal das emissoras de rádio e televisão.
>
Vivendo momento de extrema euforia no exercício da sua função de líder da bancada da maioria na Câmara Municipal, o vereador Roberto Pina (PDT) está empenhado em confirmar para o dia 3 de setembro, a vinda do ministro João Santana (Integração Nacional) a Jequié, para outorga de título de cidadão jequieense, por ele proposto. Em datas anteriores, compromissos do ministro inviabilizaram a sua vinda. Desta vez, ao que parece, o impedimento será a suspensão por parte da administração do legislativo de solenidades até o dia 3 de outubro.
>
O segundo período de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Jequié tem sido pouco producente. Várias reuniões [são previstas duas por semana, às terças e quartas-feiras] já foram suspensas por falta de quorum. Os vereadores que não comparecem alegam que o impedimento de suas presenças está relacionado com o trabalho de campo que eles vem fazendo à caça de votos para os seus candidatos. A lição foi aprendida com as casas legislativas estaduais e nacionais.
>
Não é mais segredo prá quase ninguém o clima de animosidade reinante entre os secretários Mário Alves Filho (Relações Institucionais e Comunicação Social) e Luciano Pinto Sepúlveda (Controlador Geral). Os dois advogados não buscam mais esconder a “queda de braços” entre ambos dentro do governo municipal.
>
Marinho é integrante da chamada turma de “amigos históricos” do prefeito Luiz Amaral e somente não está desempenhando a função de Procurador Geral do Município, como era o desejo do alcaide, por conta da não homologação do seu nome na Câmara Municipal; já a amizade de Sepúlveda com LA emergiu da sua atuação como advogado da coligação encabeçada pelo PMDB na campanha política municipal de 2008, alcançando posteriormente a condição de protetor das contas públicas. Amaral por sua vez, se mantém à margem do problema e não demonstra pender favorável ou contrário para nenhum dos lados.
>
Em se tratando da queda de braços Marinho X Sepúlveda, o primeiro demonstra força absoluta dentro do governo, porque além de desfrutar da amizade pessoal do alcaide, tem a seu favor os apoios explícitos dos colegas secretários Dermeval Rios (Governo), José Roberto (Administração), Bené Sena (Cultura e Turismo) e ainda de Elizeu Maia Matos (Procurador Geral).

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UNIVERSIDADES FEDERAIS COM CARÊNCIA DE 800 PROFESSORES

- Elisa Estronioli, Uol
Um descompasso entre a projeção do Ministério do Planejamento e a expansão das universidades federais fez com que o segundo semestre de 2010 começasse com a carência de, pelo menos, 800 professores efetivos na rede.
De acordo com o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e reitor da UFG (Universidade Federal de Goiás), Edward Madureira Brasil, a previsão do Ministério do Planejamento era prover as contratações até dezembro de 2010, mas surgiu a necessidade de antecipá-las por conta da expansão via Reuni (programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).
Segundo o presidente da Andifes “é difícil” dizer exatamente em que ponto do processo ocorreu o desajuste de calendário — se no âmbito do governo ou das universidades.
Na semana passada, a Andifes chegou a estimar que estariam faltando, pelo menos, 1.000 professores nas universidades federais. Nessa conta, feita pelo secretário executivo da entidade Gustavo Balduino, o problema atingiria pelo menos 2.000 turmas em todo o país.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Teve início no dia 21 e vai até 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Tendo como tema “Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver”, a APAE/Jequié, juntamente com outras instituições, entre elas a Prefeitura do Município, vai promover uma caminhada no dia 26, a partir das três e meia da tarde, com concentração nas escadarias da Catedral de Santo Antonio.

Parabéns ao pessoal da APAE/Jequié!

Fonte: Jornalista Souza Andrade

Começa vacinação de cães e gatos em todo estado da Bahia


Todos os cães e gatos a partir de 1 mês de idade devem ser vacinados contra a raiva. A advertência é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que, em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias municipais de Saúde, iniciou ontem a campanha de vacinação antirrábica animal, com a finalidade de evitar casos de raiva humana no estado, provocados pela raiva canina e felina.
Para alcançar esse objetivo, a Sesab pretende vacinar, no mínimo, 80% da população animal. Na Bahia, de acordo com dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro do último caso de raiva humana ocorreu em 2004, em Salvador.
Este ano, até agora, foram diagnosticados casos de raiva animal em outras espécies, como bovinos, raposas e morcegos. No ano passado, foram registrados cinco cães positivos, sendo três na Região Metropolitana de Salvador, um em Ribeira do Pombal e um na região de Juazeiro.
A veterinária Fátima Cristina de Souza, coordenadora do Grupo de Trabalho de Raiva da Sesab, revela que o Brasil firmou com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o compromisso de eliminar a raiva humana transmitida por cães e gatos até 2012. "A campanha de vacinação animal e o atendimento antirrábico humano são duas ações prioritárias do Plano Nacional de Eliminação da Raiva Humana", explica.

Campanha cobrirá os 417 municípios baianos
A campanha de vacinação antirrábica animal prossegue até o dia 23 de setembro, com a perspectiva de vacinar, nos 417 municípios baianos, cerca de 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos, totalizando 2,07 milhões de animais.
As vacinas serão aplicadas nas unidades de saúde dos municípios, nas zonas urbanas, e também de casa em casa ou em postos móveis em ruas, bairros e zonas rurais.
A vacinação é indiscriminada e todos os cães e gatos devem ser vacinados, independentemente do estado vacinal anterior.
No caso de animais primovacinados (primeira dose), deve ser administrado um reforço vacinal, com intervalo de 30 dias.

Doença apresenta 100% de letalidade
A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem.
A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico. A pessoa agredida por um animal raivoso que não receber o tratamento preventivo pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ENEM 2010


- Agência Brasil
Brasília - Cinquenta e nove universidades federais vão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em seus processos seletivos. Em 35 instituições o Enem será a única forma de seleção em substituição ao vestibular tradicional, seja para todos os cursos ou para parte das vagas.
As universidades federais do Triângulo Mineiro, de Campina Grande (PB), de Santa Maria (RS) e a Rural da Amazônia vão utilizar o resultado do participante do Enem como parte da nota do vestibular. Em seis instituições, o exame substituirá a primeira fase do processo seletivo e em três universidades será utilizado para preencher vagas remanescentes que não tenham sido preenchidas no processo seletivo tradicional.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), há ainda 11 universidades federais que aderiram ao Enem, mas ainda não definiram como utilizarão o resultado em seus processos seletivos.
Clique aqui e veja quais as instituições que utilizarão o ENEM como avaliação: http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=5602720

Noticias sobre o IFBA Jequié

As obras de construção e acabamento do campus de Jequié, do Instituto Federal de Educação-IFBA, deverão estar concluídas até o mês de setembro, quando será definida a data de inauguração. A reitora do IFBA, Aurina Oliveira inspecionou o andamento das obras no início deste mês. Cabe ao município a execução de obras de infraestrutura na área em torno da edificação, a exemplos de pavimentação das ruas de acesso e instalação da rede de iluminação pública.
A projeção feita pela reitora, é de que até o final de 2011, o campus do IFBA de Jequié esteja atendendo uma clientela formada por cerca de 1200 alunos, aos quais serão oferecidos inicialmente dois cursos de formação técnica, em Informática e Eletromecânica e uma licenciatura. Em etapa posterior, deverão ser oferecidos cursos técnicos em outras áreas, inclusive cursos em nível superior, pós-graduação, pesquisa, inovação e extensão. A unidade de Jequié é a primeira da rede que estará em futuro oferecer cursos nos setores agrícola e industrial.A estrutura física do IFBA/Jequié, dispõe de 14 salas de aula; 4 salas de informática; laboratórios de química, física, biologia e matemática; sala de vídeo conferência; auditório para 125 pessoas; refeitório, lanchonete; construídos num terreno de 400 mil metros – área cercada de 40 mil metros quadrados – e uma área construída de 4.650 metros. Futuramente está prevista a construção de um ginásio de esporte. A administração da instituição na Bahia, não descarta a hipótese da inauguração do campus de Jequié contar com as presenças do presidente Lula ou a do ministro Fernando Hadad, da Educação.

Alunos do cursos de eletromecânica no Colégio Polivalente reclamam de falta de estrutura


Estudantes de Eletromecânica do 1º e 2º anos do Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura, de Jequié, desencadearam um movimento público na manhã de segunda-feira (9) protestando contra a falta de infraestrutura do curso. A alegação dos alunos é de que o curso criado em 2009, dentro da proposta de Ensino Médio Integrado ao Técnico, funciona de forma precária com a falta de professores e de laboratórios para as aulas práticas. A aluna Shirley, do 2º B revelou que existe carência de professores de Desenho Técnico e Higiene e Segurança do Trabalho, dentre outros. O curso tem prazo de conclusão de quatro anos. Os alunos afirmaram que só retornarão às salas de aula quando receberem uma resposta positiva das autoridades. Os manifestantes em caminhada estiveram na Direc 13, foram recebidos pelo diretor Roberto Gondim, que se comprometeu em encaminhar as reivindicações à Secretaria de Educação do Estado, em busca de solução para o impasse.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Centro de educação especial dá suporte a estudantes com necessidades especiais





GUSTAVO ROZARIOredação I agecom / Diario Oficial do Estado da Bahia

Trezentos estudantes portadores de necessidades especiais de Itabuna, na região sul da Bahia, têm acesso, desde a quinta-feira passada, a atendimento pedagógico, psicopedagógico, aulas de informática, produção em Braille e alfabetização bilíngue. O Centro de Apoio Pedagógico Grapiúna possui 14 salas para aprendizado dos alunos.
O coordenador de Educação Especial, João dos Prazeres, diz que o centro dará suporte, acompanhamento e apoio às escolas que possuem recursos motivacionais implantados. A diretora da unidade, Viveca Hamadi, pontuou que o centro não visa apenas trabalhar com os alunos das redes estadual, municipal e particular, e promover formação específica para os professores: "Nós iremos acompanhar também os pais, que precisam saber lidar com seus filhos."

Base da pirâmide – "Em redes complexas, como é a rede de educação, quem está no núcleo central tem que se preocupar com o que acontece na base da pirâmide, onde a atividade fim está sendo realizada", sinaliza o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.
De acordo com ele, a base do projeto busca resgatar o ambiente da escola, de funcionamento, de mobilização, de reparação da autoestima, além do sentido de pertencimento. "O aluno deve se perceber como agente ativo da escola."
Em Itabuna, o secretário visitou três unidades reformadas: Dona Amélia Amado, Professora Maria de Lourdes Veloso e Estadual de Itabuna, que possibilitarão a, aproximadamente, sete mil estudantes acesso a laboratórios de informática, de ciências, biblioteca e sala de leitura.

Colégio tem acervo de sete mil livros
O centro, em Itabuna, dispõe de instalações adequadas aos alunos
O Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Veloso tem acervo de sete mil livros, apoio para deficientes auditivos, refeitório e sala de vídeo. Já o Colégio Estadual Amélia Amado, que leva o nome de uma antiga professora, conhecida por realizar importante trabalho social, teve a sala de leitura, cozinha e área externa ampliadas, rede elétrica estruturada, entrada própria e adaptação dos banheiros para o alunado especial.
O secretário Osvaldo Barreto esteve, também, em Ilhéus para visitar a Escola Estadual Eduardo Catalão. Localizada no centro da cidade, a instituição atende 658 estudantes e passou por reforma.

Obras na comunidade da Pedreira




Avançam os trabalhos de drenagem e calçamento da Pedreira. Os serviços vêm sendo realizados nas ruas do Alto e Pedro Teles. Essas e outras localidades, antes com trechos intransitáveis, passam por importantes transformações. As obras são realizadas com recursos do Ministério da Integração Nacional e da Prefeitura do Município de Jequié. Motivados pelas ações governamentais, muitos moradores começaram a fazer investimentos em seus imóveis. Vários passeios já foram construídos na Rua Pedro Teles. Essas melhorias tendem a ser feitas em maior escala com o passar do tempo. Com essas obras de drenagem e calçamento, a população passará a ser atendida, em suas casas, com serviços essenciais, pois será possível a entrada de viaturas do SAMU, do Corpo de Bombeiros, da Polícia, além da entrega, em domicilio, de gás de cozinha, entre outros produtos. Em determinados trechos de ruas como a Pedro Teles, em caso de doença grave, o morador era transportado nos braços de parentes e vizinhos pela impossibilidade de acesso de ambulância. Quem tem comércio na área também vislumbra um futuro melhor a partir das obras que vêm sendo realizadas na Pedreira. O site da Prefeitura disponibiliza fotos da situação atual da Rua do Alto e as transformações ocorridas na Rua Pedro Teles. Mudanças importantes que garantem uma vida digna para os habitantes da localidade, situada no bairro Joaquim Romão. Mais fotos clique no link abaixo: http://www.flickr.com/photos/prefeituradejequie/sets/72157624668250664