segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CRONOGRAMA DAS PROVAS PARA 4ª UNIDADE

PROVAS DA IV UNIDADE
(MATUTINO E VESPERTINO)


Segunda 06/12 – Português e História

Terça 07/12 – Matemática e Eixo

Quarta 08/12 –Ciências e Ed. Física

Quinta 09/12 – Inglês e Artes

Sexta 10/12 – Geografia


PROVAS DA IV UNIDADE
(1º ano A Matutino)

Segunda 06/12 – Português, Filosofia e História

Terça 07/12 – Matemática, Sociologia e Inglês

Quarta 08/12 –Biologia, Artes e Educ. Física

Quinta 09/12 – Geografia e Física

Sexta 10/12 – Química e Redação


ESCALA DOS PROFESSORES PARA A SEMANA DE PROVAS DA IV UNIDADE
(Turno Matutino)

Segunda 06/12 – Cleber, Edilene, Norma, Eledilce, Symara e Maristela

Terça 07/12 – Cleber, Symara, Uanderson, Norma, Edilene e Maristela

Quarta 08/12 – Cleber, Symara, Graziela, Uanderson Norma e Edilene

Quinta 09/12 – Norma, Diomario, Maristela, Symara, Adriano e Graziela

Sexta 10/12 –Adriano, Graziela, Diomario, Symara Edilene e Maristela



PROVAS DA IV UNIDADE E PROFESSORES ESCALADOS
(VESPERTINO)

Segunda 06/12 – Português e História (Professores: Maristela, Glória, Norma e Uanderson )
Terça 07/12 – Ciências e Eixo (Professores: Cleber, Symara, Carmen e Glória)
Quarta 08/12 – Matemática e Ed. Física (Professores: Gloria, Symara, Uanderson e Joice)
Quinta 09/12 – Inglês e Artes (Professores: Norma, Eledilce, Diomário e Joice)
Sexta 10/12 – Geografia (Professores: Maristela, Carmen, Diomario e Evandro Jr.)



Semana de Provas
IV Unidade
06 a 10 de Dezembro

5º/6º e 7º/8° Noturno

Segunda 06/12/10 - Matemática
Terça 07/12/10 - História, Artes
Quarta 08/12/10 - Geografia, Inglês
Quinta 09/12/10 - Português
Sexta 10/12/10 - Ciências


Semana de Provas
IV Unidade
06 a 10 de Dezembro

1° B Noturno

Segunda 06/12/10 - Matemática, Inglês e Filosofia
Terça 07/12/10 - Química, Artes e Sociologia
Quarta 08/12/10 - Geografia e Redação
Quinta 09/12/10 - Português e Biologia
Sexta 10/12/10 - Física e História


ESCALA DOS PROFESSORES PARA A SEMANA DE PROVAS DA IV UNIDADE
NOTURNO


Segunda (06/12/10) – Cleber, Adriano, Evandro Rael e Eledilce
Terça (07/12/10) – Cleber, Evandro, Carmen, Diomário e Edilene
Quarta (08/12/10) – Diomário, Carmen, Rael, Edilene e Naiane
Quinta (09/12/10) – Diomário, Carmen, Joice, Rael e Eledilce
Sexta (10/12/10) – Evandro, Adriano, Diomário, Joice, Carmen e Rael

CONVITE AOS PAIS E RESPONSÁVEIS DE ALUNO DA UNIDADE ESCOLAR

CONVITE

A Escola Estadual Professora Floripes Sodré convida os senhores pais ou responsáveis dos alunos para uma reunião de entrega dos Boletins de Notas dos alunos e também a Renovação de Matrícula para o ano letivo de 2011. Esta reunião, ocorrerá na próxima quarta-feira 01/12/2010 às 9:30h para o turno matutino e 15:30h para o turno vespertino nesta Unidade Escolar.


Agradece A direção

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O BALANÇO DOS NOVOS EMPREENDIMENTOS DA INICIATIVA PRIVADA EM JEQUIÉ

Enquanto o setor público municipal tende a encerrar o exercício 2010 sem conseguir fazer o “dever de casa”, no que diz repeito às suas responsabilidades constitucionalmente prioritárias, o mesmo, felizmente, não ocorre com a iniciativa privada que continua demonstrando acreditar nas potencilidades do mercado local, através de investimentos de médio e grande portes, executados por empresas locais [construções, reformas e ampliações de suas instalações], e, também através de filiais de grandes empresas de destaques no cenário estadual e nacional.




A concessionária de veículos Topvel (Chevrolet) inaugurou recentemente suas instalações na avenida César Borges. O Posto Badica, estará inaugurando dentro dos próximos dias na Praça Luiz Viana, as suas novas instalações.






A Faculdade Integrada Euclides Fernandes-FIEF, constrói nova sede no Loteamento São Judas Tadeu, com previsão de criação de novos cursos, dentre eles, o de Direito. No centro da cidade, esquina da Praça Ruy Barbosa com Rua Dois de Julho, será inaugurada até o final do ano a filial local das Casas Bahia, uma das redes do gênero de maior destaque no país.



Na Praça da Bandeira, tem previsão de inauguração dentro dos próximos dias, a empresa São José Gourmet, com o oferecimento de serviços no ramo de restaurante, lanchonete e delicatessen. Ao lado, a loja Silvany, está construindo um novo empreendimento de porte. Somem-se a esses investimentos citados [a título de ilustração], outros que também estão sendo edificados pela iniciativa privada, a exemplo de vários prédios comerciais e residenciais que encontram-se em obras, em diversificadas regiões da cidade. No setor industrial a Petyan estará inaugurando em breve uma moderna fábrica de macarrão no Distrito Industrial, onde também, a Amazonas, fabricante de componentes para calçados duplica o seu parque de produção.
Na medida em que a iniciativa privada demonstra acreditar e investe no município, aumenta a responsabilidade dos poderes públicos em relação à necessidade de pavimentação e conservação das ruas, manutenção em condições satisfatórias a limpeza e iluminação públicas, organização do setor de trânsito, segurança e o fornecimento indispensável de uma melhor qualidade nos serviços de educação e saúde.





Sucessão municipal, qual será o candidato da situação?


Após as eleições de 3 de outubro passado, o prefeito Luiz Amaral procurou dar um “freio de arrumação” nas pretensões políticas do pessoal da casa e, já comentou com algumas das lideranças que apoiaram a sua candidatura em 2008, o desejo de concorrer à reeleição em 2012. É evidente que o desejo do alcaide, que é um direito natural [garantido pela legislação eleitoral vigente no país], estará na dependência de que ele possa nos meses de mandato que lhe restam, antes das definições partidárias, reverter um índice atual de elevada reprovação do seu governo, tarefa considerada por muitos, “impossível de concretizar”. Otimista, em relação ao futuro, Amaral comenta que a situação irá mudar a partir da liberação das obras federais que espera ter início em breve, com a recuperação financeira das receitas da Prefeitura e com o enxugamento que está procedendo na máquina administrativa, o que na sua ótica, dará melhores condições de trabalho e, por conta disso, “musculatura eleitoral”.
Caso o prefeito saia do páreo, repetindo o que aconteceu com o seu antecessor, [Reinaldo Pinheiro, abriu mão da disputa], figuram na lista de espera no chamado “staff governista”, os nomes do vereador e atual líder do executivo na Câmara, Joaquim Caires, que teve boas chances de ser o candidato peemedebista em 2008; o vereador licenciado José Augusto “Gutinha”, eleito com maior número de votos entre os concorrentes e que na condução da Secretaria Municipal de Infraestrutura tem buscado ampliar seu espaço eleitoral; o ex-deputado federal Leur Lomanto, sempre lembrado, apesar de revelar que “dependurou as chuteiras”, desde que perdeu a disputa municipal local em 2004, apesar de manter-se diretamente ligado ao grupo governista, através do seu filho, o deputado estadual, Leur Júnior; o vice-prefeito Eduardo Lopes, que não esconde mais uma fez o desejo de concorrer ao cargo de Prefeito, [nas duas vezes anteriores que tentou ser candidato terminou fora do processo] tendo agora a seu favor, a garantia de legenda no PSB, partido que preside e comanda no município e, correndo por fora, “aguardando a sua oportunidade”, apesar de um tanto distanciado do grupo, revelando um olhar crítico em relação ao desenrolar da administração, o ex-deputado estadual Ewerton Almeida, “Tom Legal” um dos mais entusiasmados, defensores da candidatura de Amaral em 2008, mas que, no momento seguinte ao início do mandato, não conseguiu o espaço que esperava junto ao atual grupo governante.

Governador da Bahia em encontro com Dilma elenca prioridades para o estado da Bahia

No encontro que teve em Brasília, com a presidente eleita Dilma Rousseff, com quem almoçou na quinta-feira (18) na nova residência oficial da ex-ministra, a Granja do Torto, o governador Jaques Wagner colocou na pauta os projetos considerados prioritários para a Bahia.
A construção da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, que faz parte do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul, composto por vários empreendimentos interdependentes e com modais interligados, entre eles o Porto Público de Ilhéus e o terminal de uso privativo da Bahia Mineração (Bamin); a construção de novos aeroportos na Bahia e uma ponte ligando Salvador a Itaparica . Também foi apontado como prioritário, com pedido de apoio da presidente eleita, a construção da Arena Fonte Nova, já iniciada. O novo estádio terá capacidade para 55 mil pessoas, podendo ser ampliada para até 60 mil, com a instalação de arquibancadas provisórias na abertura da ‘ferradura’ e de 47 camarotes com 1.330 assentos. O presidente Lula que também esteve com o governador Jaques Wagner acertou uma nova visita à Bahia no próximo dia 18 de dezembro.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

REUNIÃO REALIZADA NA TERÇA-FEIRA 09/11 COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DISCUTIU VARIOS ASSUNTOS ENTRE OS QUAIS, MUDANÇA DE DIREÇÃO

Foi realizado uma reunião na ultima terça-feira 9 de novembro envolvendo professores e funcionários. Os assuntos discutidos na reunião, foram pertinentes a administração da escola, tratando sobre entrada de alunos na portaria, exigência do uniforme, comprometimento dos professores, funcionários e direção, para com a comunidade e os alunos.

O momento mais esperado da reunião, foi sem dúvida o esclarecimento sobre as especulações da mudança de direção da escola. Para o leitor entender, desde a algum tempo havia sendo especulado a mudança de comando da unidade escolar. E na reunião, o ponto foi esclarecido. Está confirmado que o professor José Carlos, atual Diretor, não fica mais na Escola Floripes Sodré para o ano 2011. O mesmo pode sair até antes, está dependendo tão somente de publicação no Diário Oficial do Estado. A iniciativa de saída da direção foi do próprio Diretor. O nome do novo Diretor é, Emerson Paim professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual Lomanto Júnior, lotado aqui mesmo na cidade de Jequié-Ba.

O atual Diretor, prof. José Carlos, disse que fará uma reunião de apresentação do novo Gestor quando o mesmo assumir através de publicação no Diário Oficial do Estado. Por enquanto, os Vice-Diretores que compõem a chapa hoje, permanecem nos cargos.

Entre os assuntos discutidos, uma boa notícia, a Escola Floripes Sodré, foi avalizada pela direção ao MEC – Ministério da Educação para reforma e ampliação das dependências físicas da unidade escolar. Este feito, ainda está em fase de conclusão do projeto. Esperamos que se concretize afim de trazer mais um benefício para este bairro.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TRÂNSITO DE JEQUIÉ


Setores importantes da sociedade civil organizada, liderados pelo Rotary Clube de Jequié, voltam a abordar a problemática do trânsito da cidade. Foi realizado um seminário, na sexta-feira e no sábado, com a participação de vários palestrantes, fazendo uma reflexão sobre causas e conseqüências além de apontarem soluções. Entre as entidades destaque para os clubes rotary, conselho comunitário, prefeitura, câmara de vereadores, lojas maçônicas, polícia rodoviária federal, polícia militar, associação comercial e industrial, CDL. Na ocasião, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 503 mil na modernização da sinalização de trânsito. Especialistas em trânsito devem chegar à Jequié, no início desta semana, para definir mudanças que deverá ser efetivadas com a substituição e instalação de semáforos e outras providências

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E OUTROS SETORES PARTICIPARAM ESPECIALIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DO FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação


Foi realizado em Jequié, na última sexta-feira (5/11), o curso de capacitação técnica do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. O evento reuniu dirigentes municipais de educação que compõem o Polo 6 - UNDIME/BA, dirigentes escolares e representantes dos conselhos escolares da rede de ensino de Jequié, além dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Dois técnicos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –, David Lustosa e Flávia, ministraram o curso que teve como objetivo tirar dúvidas sobre a aplicação e a prestação de contas do recurso do PDDE, entre outros temas.

Servidores da Prefeitura de Jequié paralisados mais uma vez




Servidores efetivos da Prefeitura de Jequié decidiram em assembleia na manhã desta segunda-feira (8) na Câmara de Vereadores paralisarem as suas atividades até que a administração municipal reponha integralmente os valores retirados dos seus salários de outubro – adicional noturno, insalubridade, CET e a verba indenizatória acordada quando da suspensão da greve geral da categoria no mês de maio deste ano. Vários servidores usaram a palavra para relatarem dificuldades financeiras a que estão submetidos, decorrência dos cortes efetuados. A decisão tomada por unanimidade foi de somente retomarem aos postos de trabalho quando os valores forem devolvidos integralmente. Após a assembleia que durou cerca de duas horas os funcionários seguiram em caminhada em direção ao prédio sede da Prefeitura, em busca de esclarecimentos. A diretora Maria Neide Sampaio, disse ter recebido a informação do Secretário de Administração, José Roberto Borges, de que uma folha suplementar será encaminhada ao banco devolvendo os valores retirados. “Manteremos o movimento paredista até o momento em que todos os funcionários receberem o que lhes são devidos”, antecipou. Os vereadores João Cunha (PSDC) e Eliezer Pereira “Fiim” (PDT) acompanharam o desenrolar da assembleia participando da comitiva dos funcionários até a Prefeitura.
REDUÇÕES – Também nesta segunda (8) chegou à secretaria da Câmara Municipal, projeto de lei enviado pelo prefeito Luiz Amaral, para ser submetido à análise e aprovação dos vereadores, propondo a redução no percentual de 20% dos salários dos ocupantes de todos os cargos comissionados, inclusive os do próprio prefeito, vice-prefeito, secretários e diretores, pelo período de quatro meses, a partir de novembro/2010. A redução dos valores dos salários dos chamados cargos de confiança, busca atender o artigo 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF, que estabelece um limite máximo de 54% para gastos com pessoal, sobre a receita líquida do município.

Violência no transito mata mais dois em estradas da região


O motociclista Anderson Santos Pereira, 21 e a passageira Naiara dos Santos Conceição, 16 morreram em decorrência do acidente ocorrido por volta das 9h de domingo (7) à altura do km 17 da BR 330. Anderson perdeu o controle de direção da moto em uma curva e foi de encontro a uma mureta de proteção de um bueiro, existente no acostamento da rodovia. O motociclista e a passageira foram projetados no solo e morreram no local do acidente. Eles teriam saído da Fazenda Bela Vista em direção ao município de Jitaúna onde a menor participação do encontro de oração promovido por uma igreja evangélica.

Risco de câncer aumenta quando a pessoa tem residência próximo a torres de celular


De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, cujo resultado foi publicado no domingo (6), os moradores de áreas até 100 metros de antena de celular tem 33% mais risco de morrer de câncer do que a população geral. A pesquisadora Adilza Condessa Dode, 52, chegou a esta conclusão ao cruzar dados sobre mortes por tumores entre 1996 e 2006 em Belo Horizonte com áreas onde essas pessoas moravam e a localização das antenas de celular. Ela elegeu tumores já associados a esse tipo de radiação, como próstata, mama, pulmão, intestino, pele e tireoide. Em um raio de até mil metros das antenas, o risco foi maior. “O celular você desliga. A antena, não”, analisa. O engenheiro Alvaro Augusto Salles, professor de telecomunicações na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que as ondas podem causar quebras nas fitas que formam a dupla-hélice do DNA, levando a mutações e a tumores. Publicado na Folha SP

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Novas obras em Jequié

Vista panorâmica de área do Bairro Curral Novo


O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, cumpriu extensa agenda de trabalho, em Salvador, na semana passada. Na Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), o prefeito Luiz Amaral discutiu sobre a liberação de quase um milhão de reais para obras de calçamento nos bairros Curral Novo e Mandacaru/Itaigara. O início dos serviços deverá ser anunciado nos próximos dias. Várias ruas serão calçadas pelas empresas ENICON, ganhadora da licitação para pavimentar no Mandacaru e Itaigara, com recursos da ordem de R$ 348.378,84. Já a empresa ASTEC CONSTRUÇÕES LTDA, venceu a licitação para calçamento no bairro do Curral Novo, com verbas no valor de R$ 585.257,84. Foi abordado ainda sobre o início das obras da reforma e requalificação da Praça dos Caçambeiros, que custará aos cofres públicos R$ 167.564,10. No total, mais de um milhão de reais serão investidos nessas obras.




Com o presidente da Coelba, Moisés Sales, o prefeito Luiz Amaral abordou sobre o projeto de iluminação pública que deverá ser implantado no trecho compreendendo o Clube dos Maçons e o Condomínio Alvorada, dentro da proposta de melhorias das entradas da cidade. Essa ação especificamente, objetiva, também, melhorar o acesso ao Loteamento Tropical, bairro popular, recém-criado, e que se encontra em fase de construção. A Prefeitura planeja várias melhorias para a localidade, levando calçamento, escola, posto médico e segurança, em parceria com os governos estadual e federal. A audiência com o presidente da Coelba serviu ainda para discutir sobre o projeto de iluminação da Praça Ruy Barbosa. A empresa cobra uma solução definitiva porque a iluminação do local é provisória. Moisés Sales recomendou a Prefeitura a execução do novo projeto de iluminação com a maior brevidade possível, devendo começar entre janeiro e fevereiro de 2011.VIADUTOOutra audiência importante foi com o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Saulo Pontes, com quem o prefeito Luiz Amaral falou sobre a construção do viaduto do trevo do poliduto, que ligará as BRs 330 e 116. O início das obras deverá ocorrer no início de 2011. A licitação para escolha da empresa que executará o serviço será realizada no dia 29 de novembro próximo. A partir do viaduto, a Prefeituura fará a requalificação da Avenida Tote Lomanto, um dos principais acessos ao centro da cidade.

Última imagem é do Trevo do Poliduto

ENEM 2010


As provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deverão acontecer neste final de semana, sábado (6) e domingo ( 7). Na Bahia são 428 mil candidatos que concorrem a vagas em universidades de todo o País, atrás apenas dos estados de São Paulo (827.818 inscritos) e Minas Gerais (538 mil). Além das faculdades particulares, o candidato poderá escolher cursar em uma das 59 universidades federais do Brasil, sendo que 35 delas já adotaram o modelo de exame como única forma de seleção em substituição ao vestibular tradicional. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ainda não adotou a substituição, e o Enem só serve como fase única somente para os cursos de bacharelado interdisciplinar (artes, ciências e tecnologia, humanidades e saúde). Quem ainda não recebeu a carta de confirmação, que já foi enviada aos endereços dos inscritos, deve procurar no site do ENEM = http://www.enem.inep.gov.br/