segunda-feira, 28 de maio de 2012

Greve dos professores do estado chega ao 49º dia na terça 29/05/2012

Mobilização permanece em Salvador e em cidades do interior
A greve dos professores da rede estadual de ensino da Bahia atingirá na terça-feira (29), 49 dias, sem previsão de chegar ao fim. Na segunda-feira (28) o movimento grevista foi marcado por diversas manifestações de protesto em Salvador, para protestar contra a falta de acordo com o governo. Os docentes fizeram nova manifestação em frente à Secretaria de Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na manhã de terça, em frente a Assembleia Legislativa, a partir de 9 horas  acontecerá uma assembléia geral. Um grupo de estudantes também fez  manifestação em frente à Secretaria de Educação, cobrando solução para o impasse.  O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira, afirmou que os pais dos alunos  estão participando das  mobilizações dos professores “porque não querem  que os filhos sejam prejudicados”, relatou .
Sem as partes chegarem a um acordo, os professores alegam que o governo do estado não cumpriu o acordo firmado com a categoria, de conceder reajuste de 22,22% no salário da classe, e decidiram parar as atividades nos colégios estaduais, no último dia 11 de abril. O reajuste visa equiparar o salário dos docentes baianos ao piso nacional do magistério, determinado pelo Ministério da Educação (MEC). No dia 18 de abril, a categoria, após decidir manter greve, sofreu cortes de ponto por conta dos dias de paralisação. Os salários e o benefício Credicesta foram bloqueados. Os cortes incluíam todo o período da greve, contando com a data de início da paralisação. A medida cumpriu decisão do Tribunal de Justiça, que decretou a ilegalidade do movimento.

Fonte: http://www.jequiereporter.com.br/blog/archives/29359

Iniciadas inscrições para o Enem que irão até 15 de junho

 
Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas pela internet. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.  Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção  em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira. Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação  com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.  A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Fonte: http://www.jequiereporter.com.br/blog/

sexta-feira, 4 de maio de 2012

REPROGRAMAÇÃO DAS PROVAS DA I UND APÓS A GREVE


         Aqueles professores que ainda estão no movimento grevista, deverão aplicar suas avaliações depois de fazer revisão dos assuntos e em data a ser marcada com os alunos.

PROGRAMAÇÃO PROVAS I UND
Ens. Fundamental (6º ao 9º ano)
Turnos: Matutino e Vespertino

Segunda 14/05 – História e Ed. Física
Terça 15/05 – Ciências e Eixo
Quarta 16/05 – Português e Inglês
Quinta 17/05 – Geografia e Artes
Sexta 18/05 – Matemática

PROGRAMAÇÃO PROVAS I UND
Ens. Médio (1º e 3º ano Regular)

Turnos: Matutino e Noturno

Segunda 14/05 – Português e Artes
Terça 15/05 – Biologia, Ed. Física e História
Quarta 16/05 – Física, Geografia e Sociologia
Quinta 17/05 – Química, Redação e Inglês
Sexta 18/05 – Matemática e Filosofia


PROGRAMAÇÃO PROVAS I UND
Ens. Médio (2º ano Regular)

Turnos: Matutino

Segunda 14/05  – Português e Filosofia
Terça 15/05 – Biologia, Ed. Física e História
Quarta 16/05 – Física, Geografia e Sociologia
Quinta 17/05 – Química, Redação e Inglês
Sexta 18/05 – Matemática


ATENÇÃO!
    
       Nesta programação, as provas vão ocorrer sempre nos 3(três) primeiros horários de cada turno e depois os alunos serão liberados. Sendo:

Matutino = De 7:00h às 9:30h
Vespertino = De 13:00h às 15:30h
Noturno = 19:00h às 20:50h

Esta programação está disponível também no blog do Colégio:            
         www.colegiofloripessodre.blogspot.com

 
AVISO AOS PROFESSORES!

     Os alunos serão liberados depois das provas para que os professores permaneçam na unidade escolar e passem as notas para os Diários de Classe. A escala para esta semana de provas, segue de acordo com a grade de horários do dia.
   
     As provas para impressão poderão ser enviadas para o e-mail: efsjq@hotmail.com ou entregues através de Pen Drive.
     O laboratório de informática também está a disposição para os professores digitarem suas provas.

terça-feira, 1 de maio de 2012

SÃO JOÃO DE JEQUIÉ SÓ AGORA COMEÇA A SER DIVULGADO

O São João de Jequié começa a ser oficialmente apresentado com quase dois meses de antecedência. Nesta quarta-feira (02/05/12), representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vão participar da reunião ordinária do Conselho Comunitário de Jequié (CCJ). A participação da Prefeitura na reunião, a convite do próprio CCJ, que engloba cerca de 20 entidades, será o primeiro dos muitos encontros que vão acontecer nos próximos dias sobre os festejos juninos de Jequié depois dos ajustes que foram feitos na programação original, seguindo a orientação de contenção de despesas determinadas pelo prefeito Luiz Amaral. A divulgação também começa a ser massificada neste mês de maio. De acordo com o diretor administrativo da Secretaria de Cultura e Turismo, Irailton Santos, as mudanças não vão comprometer a qualidade do evento. Segundo ele, as alterações vêm sendo realizadas obedecendo a critérios para manter a essência dos festejos, ou seja, voltados para a valorização da cultura. O prefeito Luiz Amaral afirma que as adaptações na programação foram necessárias dentro da política de austeridade que tem adotado na administração. A proposta é promover um grande evento, com importantes nomes da música nordestina, mas com os pés no chão. Atrações reconhecidas pelo povo como Elba Ramalho, Flávio José, Targino Gondim, Cangaia e Cavalheiros do Forró estão mantidas, assim como outros nomes que vão se apresentar no palco principal da Praça da Bandeira nos dias 22, 23 e 24 de junho; na Vila Junina de 14 a 24, entre outros espaços. As apresentações de quadrilhas juninas e outras brincadeiras também fazem parte da vasta programação que terá início no dia 1º de junho, com a tradicional Festa do Padroeiro da Cidade, organizada pela Igreja Matriz de Santo Antônio. 

DIVULGAÇÃO
Os festejos juninos de Jequié entram em nova fase a partir de quarta-feira (02/05/12), com a divulgação em massa de suas atrações em Rádio, TV, Revista, Jornal, Outdoor, Panfletagem, Mídias Eletrônicas de Jequié e de cidades como Ilhéus, Itabuna, Ubatã, Ipiaú, Gandu, Feira de Santana, Jaguaquara, Vitória da Conquista, dentre outras, além das tradicionais visitações da Caravana do São João, que, alias, já começou suas atividades. O secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação Social, Mário Alves, afirma que também houve redução do volume de investimentos, mas que os cortes foram criteriosos para não comprometer a divulgação dos festejos juninos. “A programação visual ficou muito bonita. Em 2012, vamos fazer uma homenagem ao mestre Luiz Gonzaga”, informou. Nos anos anteriores a Prefeitura de Jequié homenageou Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Elba Ramalho, em reconhecimento as contribuições que eles deram à cultura. Graças ao enfoque cultural e sua organização, o São João de Jequié de 2011 foi reconhecido como o Melhor da Bahia.
SÃO JOÃO É JEQUIÉ
A Festa de Santo Antônio, Padroeiro da Cidade, será realizada no período de 1° a 13 de junho;
A Vila Junina acontecerá na Praça Ruy Barbosa, de 14 a 24;
O tradicional São João da Praça da Bandeira será realizado de 22 a 24;
Também vão acontecer os Forrós Alternativos (Margarida, Namoral, Budega e Amigos do Dan), que também atraem milhares de pessoas de várias regiões da Bahia e até de outros estados. 

Fonte: Blog do jornalista Souza Andrade - Jequié/Ba