segunda-feira, 16 de julho de 2012

Novos cursos federais de medicina para a Bahia

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), em Barreiras;  a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso, são as  quatro instituições de ensino superior contempladas pelo Ministério da Educação com cursos federais de medicina. No total, serão 260 vagas.  O reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano  (UFRB),  Paulo Gabriel Nassif, considera que a vinda dessas graduações contribuirá para a mudança no quadro de carência de profissionais. “Há  uma concentração elevada de médicos na capital e o desafio é interiorizar o curso de medicina, inclusive no Recôncavo” – disse. Informações de A Tarde

sexta-feira, 13 de julho de 2012

MESMO DEPOIS DE NEGOCIAÇÕES, GREVE DOS PROFESSORES NA BAHIA ESTÁ MANTIDA

Professores aprovaram em assembleia não aceitar os termos da proposta apresentada pelo Ministério Público (foto Bocão News)

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13), os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve, que chega ao seu 95º dia. A reunião da categoria, realizada na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), continua com o objetivo de discutir os rumos do movimento a partir da decisão de hoje. Na tarde de quinta, professores e representantes do governo da Bahia, entre eles o secretário de educação, Osvaldo Barreto, se reuniram na sede do Ministério Público Estadual para avaliar os termos do acordo elaborado pelo MP a partir das demandas dos professores e das contrapropostas feitas pelo Estado.
Veja todos os termos do acordo elaborado pelo Ministério Público:
1) Reajuste: Além do aumento de 6,5% concedido a todos os servidores, será dada aos professores licenciados um reajuste em duas parcelas: 7% em novembro de 2012 e 7% em março.
2) Cursos: As promoções estão atreladas à participação no curso de atualização em práticas pedagógicas.
3) Exclusão: Estão excluídos da promoção os professores em licença, os suspensos disciplinar ou preventivamente e os colocados à disposição.
4) Estágio: Professores em estágio probatório poderão receber a promoção se fizerem o curso de atualização.
5) Salários cortados: O pagamento dos salários cortados será feito mediante a apresentação de um calendário de reposição.
6) Processos: Serão analisados e revistos os processos administrativos disciplinares e os desligamentos dos professores contratados pelo Reda.
7) Lei: Será revogado o Art. 3º da Lei 12.364, que prevê 3 e 4% de reajuste em outubro de 2013 e 2014.
Retorno em 80% das escolas
A Secretaria de Comunicação Social do Governo do estado (Secom) divulgou, na tarde da última quarta-feira (11), 1.108 escolas estão funcionando em todo o estado, o que representa quase 80% das escolas estaduais.
Com informações publicadas no Correio

Greve dos professores do estado pode terminar nesta sexta-feira 13


A proposta do MP foi entregue durante o encontro, que teve a mediação do procurador geral do Estado, Wellington Lima, juiz assessor do TJ, Ricardo Schimitt, secretários de Governo e representantes dos professores (foto Carla Ornelas/Secom)

O Governo do Estado aceitou os termos da proposta para o fim da greve, que já dura 93 dias,  dos professores apresentados na  quinta-feira (12), pelo Ministério Público (MP) e Tribunal de Justiça (TJ). A afirmação foi feita pelo governador Jaques Wagner, durante entrevista concedida a imprensa no fim da tarde, na Governadoria. Ele disse que todos os itens da proposta de acordo apresentada serão respeitados. Entre outros pontos, o texto antecipa para março de 2013 a segunda parcela do reajuste de 22%, que seria paga em abril do próximo ano, mediante realização de curso de atualização pedagógica; cria a possibilidade de que professores em estágio probatório participem dos cursos e tenham direito ao reajuste quando concluírem o estágio; determina o pagamento dos vencimentos, suspensos pela Justiça, a partir da normalização das atividades e reposição das aulas; e garante que os professores receberão aumentos lineares concedidos ao funcionalismo público e a readmissão dos professores demitidos durante o movimento. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, considerou a proposta, “muito ruim”, mas, qualquer decisão somente será tomada após nova assembleia da categoria marcada para sexta-feira (13).  “Se depender do comando de greve, o movimento continua”, antecipou o dirigente sindical após a reunião.

Fonte: Jequié Reporter

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Governo avalia que greve dos professores será encerrada na sexta-feira,13


O governo estadual mantém a expectativa de que os  professores da rede estadual de ensino encerrem  a greve nesta sexta-feira, 13. O governador Jaques Wagner saiu otimista da reunião  realizada na tarde de quarta-feira (11), com o procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE), Wellington Lima, e o juiz assessor do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Ricardo Schimitt, o governador Jaques Wagner e os secretários Osvaldo Barreto (Educação) e Manoel Vitório (Administração) . “A reunião foi muito boa. Apresentei todos os números ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça, mostrando que a situação  fiscal do Estado é apertada, mas que há boa vontade de todos em negociar. E para que nossos alunos, que ainda estão com as escolas paralisadas, retornem a normalidade de suas aulas e possam concluir o ano letivo”, afirmou Wagner. Na reunião realizada na sede do MPE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, também foram apresentadas as contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e informações técnicas sobre o orçamento estadual, com o detalhamento da proposta feita aos professores, que oferece reajuste salarial para os docentes de 22 a 26%. Na quinta-feira (12),  os professores voltam a se reunir no mesmo local para mais uma vez,  debater o assunto, com a participação dos representantes do MPE  e integrantes do governo estadual.

Fonte: Jequié Reporter