terça-feira, 30 de abril de 2013

APLB aciona Ministério Público e Prefeitura inicia troca de dirigentes escolares em Jequié

Atendendo recomendação do Ministério Público, a prefeitura de Jequié iniciou a publicação das primeiras exonerações de dirigentes de escolas municipais. Essas pessoas foram nomeadas sem que fosse levada em consideração a qualificação mínima estabelecida pela Lei 9.394/96, conforme justifica a APLB/Sindicato, que provocou o Ministério Público para garantir a nomeação somente de efetivos. Até o momento foram publicados no Diário Oficial do Município vários decretos com demissões. Outras publicações devem ocorrer nos próximos dias. O entendimento é que significa um retrocesso a nomeação de pessoas fora do quadro para exercer a função de diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico nas escolas municipais. Infelizmente, a administração Tânia Brito e Sérgio da Gameleira preferiu ignorar tudo. Pelo visto não ouviu os apelos da própria APLB nem os alertas feitos por vários políticos e outras pessoas que defendem a nomeação de efetivos, tal qual ocorreu no governo de Luiz Amaral, quando os professores tiveram essa importante conquista. Inclusive, vale ressaltar, o ideal seria a realização de eleições diretas. O caminho que temos a percorrer é esse.  
É preciso entender que esse vai e vem de nomeações e exonerações provocam estragos na imagem da administração municipal. O desgaste este que tende aumentar por conta dos prejuízos que esse puxa-encolhe causa a educação. Imagine você, início de uma gestão, momento de traçar planos e metas, vem a prefeitura e coloca uma pessoa para dirigir a escola sem respeitar a legislação vigente e, meses depois, tem de nomear outra pessoa para o mesmo cargo em razão de uma decisão equivocada. O que mais chama a atenção é que a prefeita foi alertada para o erro que estava cometendo. Mas preferiu escutar as pessoas erradas. Para piorar a situação do governo, a campanha eleitoral foi feita baseada na promessa de se fazer diferente. O discurso era que de janeiro para cá tudo seria diferente. Contudo, o início da administração é marcado por antigos erros como esse, de leiloar cargos entre políticos aliados. Resultado: todos (quem nomeou e quem indicou) estão com a imagem arranhada e a população sofrendo mais esse prejuízo. Portanto, essa troca que vem sendo feita agora, por força de uma intervenção do Ministério Público vai para a conta daqueles que acham que tudo pode quando chegam ao poder. É preciso repensar essa administração que tem cometido um erro atrás do outro, erro que, inclusive, estão acarretando grande prejuízos a população. (Souza Andrade). 

Texto do Jornalista Souza Andrade

Um novo aeroporto para Jequié "PODE" sair do papel

A audiência do deputado estadual Leur Lomanto JR. (PMDB) com o ministro da Secretaria Nacional da Viação Civil, Moreira Franco (PMDB), para discutir sobre a construção de um novo aeroporto em Jequié teve grande repercussão, pela sua importância. “Jequié tem potencial e ocupa posição de destaque no cenário regional, com a presença de universidades, forte comércio e grande parque industrial, o que condiciona a necessidade de um novo aeroporto, que solucione os gargalos econômicos da região”, enfatizou o parlamentar, que foi à audiência com o ministro acompanhado do deputado federal Lúcio Vieira Lima e do ex-deputado Leur Lomanto. “Os recursos estão garantidos, mas o avanço da proposta depende da prefeitura do município em viabilizar terrenos para avaliação”, destacou Leur. “Sabemos que Jequié foi contemplada no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), portanto só é preciso que haja empenho dos poderes e um projeto seja apresentado, para que tenhamos um novo terminal no município”, concluiu.


Leur Jr. e Lúcio Vieira com o ministro Moreira Franco e o ex-dep. Leur Lomanto

Informações: Blog Jequié e Região

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A recepção ao ministro César Borges e os desafios dos políticos de Jequié



Ministro César Borges em Jequié sendo entrevistado. Foto: José Lourenço
Ministro César Borges em Jequié sendo entrevistado. Foto: José Lourenço
Em Jequié, a história sempre se repete. As pessoas que detêm alto poder, através de eleição ou cargos de indicação política, saem do esquecimento, deixar de ser rejeitadas e se transformam em por star, são tratadas como estrelas, celebridades, e não como um representante do povo que devem trabalhar e prestar contas de suas ações.
“Celebridades”
Como na época do governador ACM e também de Jaques Wagner, a chegada das “celebridades” à Cidade Sol, como aconteceu ontem – sexta-feira 26 - com ministro César Borges, se transforma numa festa, numa comemoração, e motivo para aparições nas mídias, reuniões e cerimonial, sem a apresentação de medidas concretas que possam atender as reivindicações históricas da cidade. Sem contentam com as palavras, as intenções e desculpas do dirigente de plantão.
Em xeque
No caso do ex-senador César Borges, agora Ministro dos Transportes, há toda uma conjuntura favorável para que ele possa atender a algumas demandas reclamadas por Jequié, apesar de deter um cargo de dimensão nacional, por merecimento, experiência técnica e política. Da presidente ao governador Wagner, o partido de César, o PR, é um aliado político. Até em Jequié as barreiras estão sendo quebradas, pois a prefeita do PP, Tânia Britto, eleita com o apoio do deputado federal Roberto Britto (PP), desafeto político dos Borges, ofereceu com pompa oficial um jantar para César no restaurante Marlene Marinho ontem à noite. Então, tudo favorece ao trabalho do ex-senador. Não há empecilho para que ele e seus aliados do passado e de plantão possam mostrar serviço. Na verdade, para Jequié, a ascensão de César ao cargo de ministro está colocando em xeque todo o segmento político da cidade.
Intenções
Segundo o blog Jequié e Região, na reunião de ontem, no Itajubá Hotel, o ministro César Borges disse que vem mantendo contato com a empresa responsável para acelerar as obras compreendendo o Rio Paraguaçu e Feira de Santana e iniciar logo a duplicação de outros trechos. Cita outras ações, “a construção de dois viadutos no Trevo do Poliduto”, apesar da perda do recurso anterior. “Em relação ao atraso das obras da Fiol ele apontou obstáculos do ponto de vista da engenharia, dificuldades colocadas pelo Tribunal de Contas da União e também exigências ambientais. Um dos pontos altos do pronunciamento do ministro César Borges foi quando falou do seu interesse de implantar, em Jequié uma Plataforma de Embarque e Desembarque, uma das principais reivindicações da população em relação a construção da ferrovia”, escreve o editor do blog, Souza Andrade.
Recepções futuras
Vê-se, portanto, nessas palavras do ministro, que as coisas ainda estão no plano das intenções, da vontade, do interesse em fazer, mas o que vai ser feito ainda não se sabe. Como já está havendo, mesmo que lentamente, um amadurecimento políticos das pessoas, muitas vezes cansadas de muita decepção, é importante que os detentores de cargos públicos comecem a corresponder às expectativas do povo para não enfrentarem protestos em recepções futuras.

Colaboração: Blog Gicult (www.gicult.com.br)

sábado, 27 de abril de 2013

Enquete do Blog Gicult aponta grande rejeição do governo

Os primeiros meses da administração Tânia Britto e Sérgio da Gameleira é daqueles para ser esquecido, em virtude da somatória de desacertos. Além de muitas, as falhas foram marcantes, tanto que vem provocando uma significativa rejeição do governo perante a opinião pública. A baixa aprovação pode ser vista na sondagem do Gicult, site de grande audiência na cidade, que realizou uma enquete com mais de 300 votantes. “Pode-se até argumentar que a sondagem não tem caráter científico, mas, de qualquer maneira, dá para se perceber o nível de satisfação de muitos internautas em relação aos governantes do município”, justifica o site. E não é somente isso. O governo deve ser sensível ao ponto de reconhecer seus erros e ouvir a voz que vem das ruas. Na enquete (com a opção de escolher Péssimo, Ruim, Regular, Bom e Excelente), com o total de 334 votos até o dia 23 de abril – um por máquina -, o governo da prefeita Tânia Britto foi avaliado como “Péssimo” por 221 votantes, o que equivale a 66,1%. Veja, na ordem, a votação e respectivos percentuais de todas as opções:
- Péssimo: 66,1% (334 votos);
- Regular: 11,9% (40 votos);
- Ruim: 11,6% (39 votos);
- Bom: 7,7% (26 votos);
- Excelente: 2,3% (8 votos).
Para um governo que está no início de sua jornada, é interessante que se observe também o nível de insatisfação do povo. É uma forma de avaliar o desempenho da máquina administrativa nos diversos setores e realizar as mudanças de rumo onde for necessário. Leia a reportagem na íntegra no link a seguir: http://vai.la/2ZYZ


Ogoverno Tânia Brito e Sérgio da Gameleira enfrenta grande desgaste.

Informações: Blog Jequié e Região

Em visita às obras da FIOL, Ministro César Borges fez reunião com lideranças políticas regionais

Ministro César Borges, ao lado vie-prefeito Sergio da Gameleira e dos deputados federais Antonio Brito e Roberto Britto e dos estaduais Euclides Fernandes e Leur Lomanto Júnior em reunião com representantes de Jequié e região
Ministro César Borges, ao lado vice-prefeito Sergio da Gameleira e dos deputados federais Antonio Brito e Roberto Britto e dos estaduais Euclides Fernandes e Leur Lomanto Júnior fez explanação das ações do Ministério para representantes de Jequié e região
Fotos João Lourenço
Em encontro realizado na noite de sexta, 26, no salão de convenções do Hotel Itajubá, o ministro César Borges, recebeu prefeitos, vereadores e lideranças políticas de Jequié e municípios da região, fazendo explanações sobre a importância econômica que trará a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), para a Bahia e também outras ações vinculados à pasta dos Transportes.
Respondeu questionamentos da imprensa sobre a duplicação da BR-116, tendo revelado que através da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), estará cobrando da Via Bahia a aceleração daduplicação no trecho do Paraguaçú a Feira de Santana e posteriormente do Paraguaçu à Divisa de Minas Gerais, que passa por Jequié. “Vou tentar colocar o contorno de acesso a Jequié [trecho do Poliduto] dentro da BR 330 fazendo os viadutos que tem que necessários e melhorando as entradas da cidade. O que eu puder fazer por Jequié, sempre fiz e farei o máximo possível.
A situação do aeroporto Vicente Grillo, que se encontra interditado pela ANAC, César Borges esclareceu que a questão dos aeroportos não é da  alçada do Ministério dos Transportes. “Essa questão esteve comigo, quando era vice-presidente do Banco do Brasil que é a instituição determinada pela presidente Dilma Rousseff de fazer a implantação de 240 aeroportos regionais no Brasil e eu estava cuidando disso.  Agora,  no MT irei  aproveitar a boa relação com a direção do BB e com o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, para tentar fazer um novo aeroporto em Jequié. “Onde vai ser? Ainda não sei” Acho que onde ele está é muito difícil ter um aeroporto bom homologado, com condições de segurança, para se ter um aeroporto regional. Somente  estudos técnicos é que irão dizer onde deve ser localizado”.
Vereadores de Jequié entregaram ao Ministro documento com pauta de reivindicações
Vereadores de Jequié entregaram ao Ministro documento com reivindicações

Tendo em mãos documentos elaborados pela Câmara de Vereadores de Jequié e o Conselho Comunitário de Jequié, o ministro César Borges revelou que estará sendo estudada a possibilidade de ser implantada em Jequié uma plataforma intermodal, destinada ao embarque e desembarque de produtos, “por ser aqui, o único ponto no traçado da Fiol em que a rodovia BR 116 se encontra  com a ferrovia. Tendo tudo para ser em Jequié esse entroncamento rodo-ferroviário, os moldais de cargas, dinamizando com isso a economia do município”. Disse ainda que a instalação de uma oficina central de manutenção dos equipamentos em Jequié, também está sendo analisada.

Informações: Blog Jequié Reporter

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SENAI abre curso gratuito

SENAI mais uma vez abre curso gratuito para alunos que estão cursando 9º ano do Ensino Fundamental ou concluiram o Ensino Médio com idades entre 14 e 21 anos.

Curso de Auxiliar de Rotinas Administrativas - 40 vagas
Inscrição: de 29/04 a 15/05/2013

Acesse o site para saber mais: www.unibrasilvestibulares.com.br

Ou ligue para este numero para mais informações - SENAI Jequié/Ba: (73)3525-5575

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PARALISAÇÃO DIAS 23, 24 E 25/04 É INICIATIVA DA APLB SINDICATO

Atenção! 

A paralisação nos próximos dias 23, 24 e 25/04(terça, quarta e quinta) é de responsabilidade dos professores. Portanto, é grande a chance de não haver aulas nesses dias voltando ao normal somente em 26/04 sexta-feira.

Redução da maior idade penal: qual é a sua opinião?

maioridade-penal

Opine na página de recados ao lado esquerdo

A cada assassinato cometido por menor de idade traz de volta ao debate a redução da maioridade penal, tema controverso. Uma  enquete realizada pelo site do jornal Tribuna da Bahia, apresentou como  resultado parcial, revela que apenas 10% dos internautas são contrários à redução, enquanto que a maioria deles é favorável. A diferença que origina a polêmica entre os que defendem a redução da maioridade penal e aqueles que pregam que a idade de início da imputabilidade penal permaneça em 18 anos. Porém, não se trata apenas da simples contagem do tempo: questões muito mais complexas estão envolvidas nesta discussão, que não se esgotaria nem em dois anos de debates.
Uma pesquisa nacional encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (e cujos resultados foram divulgados no ano passado) mostrou que a opinião pública está tendendo a defender o rebaixamento da maioridade penal para 16 anos: 89% dos entrevistados querem a redução, de acordo com o levantamento feito com 1.700 pessoas das classes A, B, C e D em 16 capitais do país, entre os dias 10 e 26 de setembro de 2012. Além disso, 52% das pessoas consultadas se disseram favoráveis à pena de morte para crimes hediondos. Na avaliação da advogada Maria Lúcia Assunção, esta alta taxa é decorrente da sensação de insegurança por que passa a maioria da população das grandes cidades. “A sociedade brasileira é vítima de um bombardeio de informações que agravam a sensação de insegurança. Assim, as pessoas tendem a aceitar soluções que parecem _ e apenas parecem – resolver o problema rapidamente”. Entende a profissional que o universo de jovens que praticam crimes é pequeno e, dentro dele, a proporção dos que cometem crimes contra a vida ou hediondos também é pequena. O que ocorre segundo Maria Lúcia é que toda vez que algum adolescente é autor de um crime, a mídia dá ampla cobertura o que, de acordo com a representante do Ilanud, aumenta na sociedade a impressão de que adolescentes cometem muitos crimes. Informações publicadas na Tribuna da Bahia

sábado, 20 de abril de 2013

Ministério dos Transportes ultimamente sendo bem visitado por secretários baianos

Ministro César Borges recebeu o Secretário Rui Costa, em Brasília
Ministro César Borges recebeu o Secretário Rui Costa, em Brasília

Depois do secretário estadual Sérgio Gabrielli (Planejamento), mais um membro do primeiro escalão do governo Jaques Wagner arrumou a mala e foi a Brasília reunir-se com o baiano César Borges, Ministro dos Transportes, para “tratar dos interesses do Estado da Bahia”. Na quinta-feira (18/4) quem esteve no gabinete do  MT, foi o  secretário da Casa Civil, Rui Costa, que se reuniu  pela primeira vez com o novo ministro. Projetos como a Ferrovia de Integração Oeste Leste e a recuperação de oito rodovias federais que atravessam o estado foram discutidos, ponto a ponto. O secretário Rui Costa, à frente do monitoramento dessas demandas por parte do governo baiano, apresentou ao ministro César os principais desafios a serem ultrapassados.  “Tratamos com o Ministro das demandas das obras estruturantes. O Estado tem compromisso com essas realizações. A infraestrutura é o setor primordial para o crescimento, para a atração de fábricas, geração de empregos”, disse Costa. Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana, quando o governador Jaques Wagner estará presente.

Informações: Wilson Novaes Jr.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

IFBA busca parceria com a Prefeitura para ofertar cursos

Diretor do IFBA com prefeitaSecretária de Educação Rita Barreto, prefeita Tânia Brito e diretor do IFBA profº Antonio Moab. (Foto Divulgação)
A reunião aconteceu na Prefeitura de Jequié na tarde de terça-feira (16.04.). No encontro com a prefeita Tânia Brito e a secretária de educação, Rita de Cássia Bittencourt Barreto, o diretor do IFBA Campus Jequié, Antônio Moab, reforçou a intenção de ampliar a parceria entre o Instituto e a Prefeitura no sentido de melhorar a acessibilidade da comunidade local ao órgão e à capacitação profissional oferecida pelo IFBA de forma gratuita e com qualidade reconhecida nacionalmente. Dentre os pontos discutidos, o de maior urgência foi acerca da disponibilização de um espaço a ser cedido pela prefeitura para o oferecimento de, pelo menos, quatro dos oito cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, que serão ofertados pelo IFBA Jequié, com previsão a partir de maio. A prefeita sinalizou, de maneira positiva, para o oferecimento do CAIC, que receberia os cursos do PRONATEC no período noturno, mas ainda é preciso fazer um levantamento detalhado da disponibilidade do espaço. Por meio do PRONATEC, o IFBA Jequié oferece capacitação profissional de maneira rápida e com conteúdo qualificado às pessoas que pretendam ingressar ou retornar com urgência ao mercado de trabalho. Nesta primeira etapa de 2013, o Instituto estuda oferecer oito cursos, metade deles em suas próprias instalações e a outra metade em espaço cedido pela prefeitura de Jequié. Formar profissionais capazes de realizar as mais diversas tarefas exigidas pelo mercado de trabalho e por suas novas tecnologias é o papel do IFBA. A partir desse ideal é que estão sendo colocados em prática outros programas, como o “Mulheres Mil”, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e o “PROFUNCIONÁRIO”, destinado a profissionais ligados às secretarias municipais de educação. Para garantir o acesso dos alunos a estes programas e também aos cursos técnicos regulares de Eletromecânica e Informática oferecidos pelo IFBA, o diretor Antônio Moab levantou também, durante a reunião, a importância de melhorar a oferta de transporte público que atenda ao Instituto e as vias de acesso próximas ao IFBA, já que algumas não são pavimentadas.

Fonte: Ari Moura

Programação do São João de Jequié confirmada

Aviões do Forró, Daniela Mercury e Edgar Mão Branca são apresentadas como principais atrações da festa
Aviões do Forró, Daniela Mercury e Edigar Mão Branca são apresentadas como principais atrações da festa (foto reprodução)

A programação do São João 2013 de Jequié será lançada no próximo dia 7 de maio, à noite,  em evento programado pela Secretaria Municipal de Cultura, para a parte interna do Mercado Municipal  da Praça da Bandeira, com decoração temática, banda musical e muito arrasta pé. Na divulgação do evento, a prefeitura destaca que o festejo junino da cidade, “atrai mais de 30 mil turistas  movimentando a economia local com a geração de mais de 13 mil empregos diretos e indiretos, além de representar um aumento de mais de 40% na arrecadação do município e projetar Jequié a condição de 4º arrecadador de impostos da Bahia durante o período”. É apontado também, como,  “oportunidade ímpar para revelar novos talentos. São  75 bandas  que se apresentarão evento  envolvendo mais de 500 artistas”.  A programação oficial  da Praça da Bandeira, de 21 a 23 de junho, contará  terá como atrações principais a banda  Aviões do Forró, a cantora Daniela Mercury, o sanfoneiro Edigar Mão Branca, bandas Moleca 100 Vergonha, Cheiro de Forró, Só Filé e outras atrações regionais. Segundo o diretor municipal de Sérgio Mehlem, a presença da cantora Daniela Mercury no São João deste ano,  é o resultado de conversas mantidas ainda no mês de janeiro. Na opinião do diretor, “a  participação resultará em maior brilhantismo da festa, já que a cantora assegurou uma apresentação exclusiva para o evento, como repertório voltado para o xote, baião e arrasta pé”, explicou.

Fonte: Blog Jequié Reporter

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Especulações sobre atrações a ser contratadas pela Prefeitura para o São João 2013

Daniela Mercury deverá estar na festa. Joelma e Calypso deverão ficar de fora
Daniela Mercury deverá estar na festa. Joelma e Calypso deverão ficar de fora

A provável inclusão da cantora de axé Daniela Mercury na grade de programação do São João 2013 de Jequié tende a colocar mais lenha na fogueira das últimas polêmicas envolvendo Mercury, que postou recentemente em página pessoal na internet,  foto e declarações assumindo sua relação amorosa com a jornalista Malú Verçosa e do outro lado a cantora paraense  Joelma, da banda Calypso, que fez declarações de cunho homofóbicas, também divulgadas na internet. Uma fonte da prefeitura de Jequié, consultada na manhã desta quarta, 17,  pelo editor do Jequié Repórter, descartou o termo “substituição” entre as duas atrações. “Não havia contrato firmado com a banda Calypso, da mesma maneira que não existe com Daniela Mercury. Até o momento não passam de sondagens e avaliações de propostas”, explicou.  A mesma fonte não negou, no entanto, que a banda Calypso não deverá estar presente na festa junina local, tampouco negou a hipótese de que Daniela Mercury seja uma das atrações do evento a ser realizado em junho na Praça da Bandeira. A questão vem rendendo notícias e comentários em sites, blogs e nas redes sociais.

Fonte: Jequié Reporter

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rede de telefonia volta a operar normalmente na unidade escolar após efeitos da chuva

Devido a forte chuva que caiu na cidade de Jequié na manhã desta segunda, a rede de telefonia do Colégio Floripes Sodré ficou temporariamente inoperante até às17:00h. Mas em contato com operadora Oi, reponsavel pelo sistema de telefonia fixa em boa parte da cidade, o problema foi resolvido durante a tarde.

O que ainda está em manutenção por problemas causados também pela chuva, é sistema de internet. Alguns equipamentos da unidade foram danificados por sobrecarga de energia e as providencias para que os mesmos voltem a operar já foi tomada.

Chuva forte nas primeiras horas de segunda-feira

Alagamento na Urbis III próximo ao aeroporto no Jequiezinho
Alagamento na Urbis III próximo ao aeroporto no Jequiezinho

Desde o dia 22 de janeiro não chovia em Jequié,  com a intensidade registrada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15/4). Velhos e novos problemas voltaram a se manifestar em diversos pontos da cidade onde ruas foram alagadas  causando inclusive,  interdições no tráfego. Na Avenida Santa Luzia (próximo ao Terminal Rodoviário) o volume do alagamento impediu a passagem de carros e quem se aventurou a enfrentar a água conviveu com riscos e problemas. No final da avenida Antonio Orrico, bairro São Judas Tadeu, as casas voltaram a ser invadidas pela correnteza proveniente da parte alta, passando pela rede de escoamento do Condomínio Pindorama. Dos diversos bairros da cidade chegaram reclamações de moradores através das emissoras de rádio diante dos problemas enfrentados. A Prefeitura colocando à frente a Secretaria Municipal de Infraestrura terá a responsabilidade de mobilizar todo pessoal e equipamentos disponíveis para tentar assistir e amenizar o sofrimento das pessoas atingidas, muitas das quais, ainda não tinham conseguido restabelecer-se dos problemas ocorridos com a chuva de janeiro. De acordo com a agência de metereologia Climatempo, a previsão é de chuva em Jequié, para segunda-feira 15/4, nos três períodos, manhã, tarde e noite. A temperatura máxima é de 35° e a mínima de 25°, o tempo permanece nublado com nuvens carregadas.

Fonte: Blog Jequié Reporter
______________________________________________
*Informamos a toda comunidade escolar que devido as fortes trovoadas e raios, a rede de telefonia e internet da unidade escolar está inoperante. Portanto, as ligações não estão sendo atendidas. 

domingo, 14 de abril de 2013

RACIONAMENTO DE ÁGUA EM JEQUIÉ É IMINENTE

VAMOS ECONOMIZAR ÁGUA!
 
Jequié pode sofrer racionamento de água.
Falta de água
Se não chover nos proximos meses pode ter racionamento de água em Jequié. (Foto Divulgação)
Uma informação recebida por este blog no sabado (13.04.) dando conta que existe uma preocupação muito grande da Embasa quanto a situação da Barragem do Cajueiro e da Barragem de Pedra. As duas tem adutoras da Embasa mais só que a barragem do Cajueiro teve que suspender o fornecimento de água em virtude da seca o nivel baixou muito a barragem do Cajueiro que é abastecida pelo Rio Preto do Crisciuma sofre pela segunda vez em toda sua história desde quando foi construida nos anos 50 mais de 60 anos de funcionamento a suspensão do fornecimento de água. O risco de racionamento em Jequié não esta descartado foi o que disse uma fonte para este blog caso continue sem chover nos proximos meses.

Fonte: Blog Ari Moura

Curso de Medicina da UESB e seus problemas foi debatido em Salvador

Reunião curso de medicinaVários representantes de Jequié estavam presentes na reunião em Salvador sobre o curso de medicina da UESB. (Foto Divulgação)
A situação do curso de Medicina do campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi pauta do encontro ocorrido nesta segunda-feira (8), na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Na reunião foram definidas ações para melhorias no curso que tem apresentado alguns problemas como falta de docentes e campo para prática dos alunos. O encontro reuniu o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, o reitor da universidade, Paulo Roberto Pinto, o diretor do Hospital Geral Prado Valadares, Gilmar Vasconcelos, a prefeita de Jequié, Tânia Britto, o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, deputados federais e estaduais com representação em Jequié, vereadores de Jequié, professores e alunos da universidade. Entre os pontos definidos, ficou acordado que seria feito um esforço conjunto para atração de docentes, o que será incentivado através da contratação do profissional, caso haja interesse, também pela Sesab para prestar serviços no Hospital Prado Valadares, além da carreira docente. Quanto ao campo para estágios e internato, o Secretário Jorge Solla colocou a rede de unidades da Sesab à disposição, da mesma forma a prefeitura de Jequié e a Fundação José Silveira, que mantém unidades de saúde na cidade. Os deputados ainda sinalizaram a possibilidade de levantarem recursos através de emendas parlamentares para a construção de um pavilhão de aulas para que se tenha melhores condições de ensino e aprendizado dos alunos.

Fonte: Blog Ari Moura

HGPV será reformado e ampliado

maquete_planta_situacional
O Governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou ordem de serviço para a construção da Nova Emergência do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). O ato aconteceu nesta terça-feira 09, na capital do Estado em solenidade na qual também foi assinada a ordem de serviço de reforma e ampliação do Hospital Geral do Estado (HGE) com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla. O diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, esteve presente representando o HGPV e recebeu das mãos do Governador a Ordem de Serviço que autoriza a empresa contratada através de Licitação Pública, Holtz Engenharia, iniciar a Obra. A Holtz Engenharia deverá iniciar os serviços nos próximos cinco dias.
Estrutura
A Nova Emergência do HGPV contará com mais de 60 leitos, eixo exclusivo para o paciente grave (Linha Vermelha) com acesso exclusivo para ambulâncias, eixo exclusivo para atendimento do paciente pediátrico, enfermarias de observações pediátrica e adulto, leitos de isolamento com pressão negativa/positiva e antecâmara, eixo para o paciente que chega deambulando, salas administrativas, de procedimentos invasivos, dentre outras além do tomógrafo. (Matéria Gilmar Vasconcelos)

Fonte: Blog Ari Moura

Prefeita de Jequié dará entrevista coletiva

Foi noticiado neste sábado (13/04/13) que a prefeita Tânia Brito deseja conceder uma entrevista coletiva na próxima quarta-feira, em horário a ser confirmado. Será o primeiro encontro dela com os profissionais de imprensa da cidade para falar de sua administração de maneira franca e aberta. Por certo será uma importante oportunidade não somente para falar dos feitos nesses primeiros cem dias de governo, como também para esclarecer muitos fatos desde a formação de sua equipe de governo, passando pela troca da empresa responsável pelo serviço de limpeza pública, inclusive os motivos de não ter encaminhado a Câmara Municipal, cópia do contrato, conforme foi solicitado por três parlamentares; valores de contratos como os de um advogado em Salvador; o vai-e-vem de nomeações e exonerações; falta de alimentação escolar; deficiência do transporte escolar, o que vêm prejudicando milhares de crianças; fechamento do PA mesmo com a cidade enfrentando uma epidemia de dengue; assistência ao produtor que sofre com a seca. Também deverá falar da queda na arrecadação, dos processos de pagamento de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços, além de abordar sobre os feitos para a reabertura do aeroporto e do Restaurante Popular; do relacionamento turbulento com o Poder Legislativo, inclusive perdendo a maioria folgada conseguida logo depois do resultado das urnas; apoio político a candidato a deputado estadual de fora, como foi noticiado pela imprensa de Itabuna; dentre outros assuntos de interesse do interesse da administração e, principalmente os de interesse da população.

Fonte: Blog Jequié e Região
 

ADJ abre loja para seu torcedor em Jequié

A diretoria do time do Jequié (Associação Desportiva Jequié) inaugurou a Loja de Vendas da equipe, que funciona na galeria do Posto Badica, na Praça Luiz Viana Filho, e lançou o Kit Sócio Torcedor. A solenidade aconteceu na noite de sexta-feira (12/04/13), reunindo diretores, comissão técnica, atletas, jornalistas, autoridades locais, torcedores e outros convidados. O presidente do time, Jorge Amado, destacou a luta da diretoria e dos demais colaboradores do projeto que traçou como objetivo elevar a ADJ a primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional. “Esperamos o torcedor em nossa Loja. Aqui ele terá todas as informações de como participar na condição de sócio torcedor”, esclareceu Jacó, um dos membros da diretoria do time.


Diretoria da ADJ apresenta Loja e Kit especial.


Fonte: Blog Jequié Reporter